Guia de maquiagem para iniciantes: Corretivo! | Momento Beaute
26 jul
2012

Guia de maquiagem para iniciantes: Corretivo!

Sem dúvida este é um dos posts mais importantes do Guia de Maquiagem para Iniciantes, pois vamos falar sobre corretivo, essencial em qualquer maquiagem!

Corretivo é uma benção de Deus, uma oportunidade de renascer das trevas e ficar linda! hahaha Você pode até não ter base, não ter rímel, blush, iluminadores, mas corretivo tem que ter.

O corretivo é essencial, pois qualquer maquiagem começa pela uniformização da pele (tô falando de início da maquiagem, mas não se esqueçam que antes disso vem a pré maquiagem hein?). É ele que camufla as imperfeições como olheiras, manchas, cicatrizes, além de melhorar o olhar cansado, marcas de estresse ou espinha.

E qual é o tipo certo pra você? Vamos as possibilidades:

  • Líquido: geralmente oferece cobertura leve e baixa, com pouca fixação. Não acumula nas linhas e é ideal para pele madura. Mas essa não é uma regra, pois temos disponíveis no mercado alguns corretivos líquidos com excelentes fixação e cobertura, como o pro longwear da MAC.
  • Creme: geralmente oferece cobertura média a alta. É sempre bom testar o produto antes de comprar, para verificar se é muito oleoso, pois se for há grande tendência de acumular nas linhas e ‘escorrer’, além de deixar a pele oleosa ainda mais oleosa e com excesso de brilho. Para peles mais secas, pode ser uma boa opção.
  • Bastão: é como se fosse um corretivo em creme, mas é mais seco e bem duro. Deve ser usado com cuidado para não aplicar muito produto e acabar por evidenciar aquilo que se pretendia esconder. Geralmente tem textura grossa/espessa e marca as linhas de expressão. Não recomendo este tipo de corretivo pra ninguém!
  • : faz parte das linhas de maquiagem mineral, costuma ter cobertura média e é ideal para quem tem pele muito oleosa ou transpira demais. Não é aconselhado para peles maduras, pois tem tendência de acumular e evidenciar as ruguinhas.

Depois de escolher qual o tipo ideal de corretivo para você, é hora de se preocupar com o tom correto! Juro que tenho vontade de chorar cada vez que abordo esse tema entre as alunas do curso ou entre amigas, juro.

O tom ideal é o mesmo tom da sua pele do rosto. Não é para testar no braço, mão, etc. Tem que testar no rosto! Como? Pegue um pouco do produto com o dedo e aplique verticalmente em uma parte do rosto, descendo até o início do pescoço. Espalhe um pouquinho e veja se deu diferença de tom entre a parte que você aplicou e as laterais que estão com a pele limpa.

Se der diferença, este não é seu tom ideal! O maior problema nisso é que as fofas industrias nacionais, fazem a gentileza de produzir apenas 3 tons, claro-médio-escuro, como se isso bastasse para atender a todas as mulheres. A parte boa é que a mulherada está acordando pra isso e as empresas, correndo atrás para oferecem uma cartela com mais opções. Ok, ainda levará tempo para chegarmos as imensas possibilidades que as marcas gringas possuem, mas estamos no caminho.

Cuidado, se o corretivo for mais claro que sua pele, talvez depois de aplicada a base (base no seu tom correto) pode ser que não se note diferença, vai parecer que está tudo lindo. Mas se você tirar uma foto com flash, pronto, essa diferença de tom irá se destacar!

Outra dica é tomar cuidado com a iluminação, pois se você testar em lojas mega iluminadas, cheia de luzes brancas, talvez não perceba que o produto está mais escuro que sua pele. Saia deste ambiente e verifique em uma segunda opção de luzes, para ter certeza.

E quando aplicar? Tá aí uma coisa que divide opiniões! Ha quem entenda que o ideal é aplicar a base e depois o corretivo, para cobrir apenas aquilo que a base não cobriu. Eu entendo que o corretivo vem antes da base, pois ele corrige o que tem que ser corrigido e a base vem uniformizando tudo e cumprindo seu papel de deixar a pele linda!

Até porque, se o seu corretivo não for exatamente o mesmo tom da sua pele e você aplicar a base, uniformizar a pele e depois aplicar o corretivo em tom mais claro ou mais escuro, apenas em alguns pontos, vai dar diferença.

Mas a dica é você ir pra frente do espelho e testar corretivo depois a base, e base depois corretivo e ver o que funciona melhor com os produtos que você usa. Na dúvida, siga a minha recomendação e aplique o corretivo antes!

Como aplicar? Não existe uma regra e cada tipo de produto se adapta melhor a um tipo de aplicação. Por exemplo, corretivos mais grossos/espessos é importante que use um pincel que esfume bem, como o F84 da Sigma. Se for cremoso mas de fácil aplicação, pode ser aplicado com um pincel comum para corretivo ou ainda com os dedos. Se for muito líquido/ralo vale aplicar com os dedos dando batidinhas.

Qualquer corretivo com baixa cobertura, vale aplicar com batidinhas e se preciso for, aplique mais de uma camada. Por ter uma textura rala ou baixa cobertura, o produto só funciona quando está ‘acumulado’ e se passar o dedo normalmente, ele acaba não aderindo a pele, por isso o ideal é a batidinha.

Tenho vários corretivos e já fiz posts sobre vários deles, vocês podem conferir cada post detalhado, com fotos de antes e depois AQUI. Nos próximos dias entra a o post sobre o Pro Longwear MAC e Velvet Contém 1g.

Mary Kay / Natura Una / Yes Cosmetics / MD Contém 1g / Mineral Contém 1g

Esses são meus corretivos preferidos e vou falar um pouquinho sobre cada um deles.

  • Mary Kay: amo toda vida, indico pra todo mundo que quer um corretivo com alta cobertura, excelente fixação, que fique sequinho na pele e ainda com preço amigo. Custa R$30,00 e dura uma vida, pois basta pouco produto pra cobrir tuuudo! #Amo (confira post sobre ele AQUI)
  • Natura Una: ele tem boa cobertura e boa fixação, todo mundo conhece uma consultora e por isso fica fácil de comprar. Tem post AQUI!
  • Yes Cosmetics: ele é super baratinho, rende bastante e tem uma cobertura boa. O único detalhe é que ele é um pouco gorduroso, então precisa passar uma base mais sequinha por cima! Tem post AQUI.
  • MD Contém 1g: ele tem boa cobertura e por ter uma textura bem fina, deixa um acabamento mega natural! É perfeito para todos os tipos de pele. Adoro usar no dia a dia. Não é baratinho, mas rende muito e vale a pena. Tem post AQUI.
  • Mineral Contém 1g: no verão ele consegue segurar bem a oleosidade da minha pele, além de ter uma cobertura muita boa. Fora isso tudo, não agride a pele! Tem post AQUI.

Antes de comprar um corretivo pesquise na internet, tente testar o produto e se comprar algum que não tenha o resultado que você quer, continue a busca!

Quem quiser saber mais sobre corretivos coloridos e minha opinião sobre eles, vale conferir este post AQUI e este outro AQUI.

Espero ter ajudado.

Tá chegando agora? Então confira:

Veja Também:

Commentários do Facebook

comentários.

95 Comentários

  1. Clarissa disse:

    Essa parte do Guia eu vou guardar com bastante carinho. Foi um parto achar um corretivo para mim. Ainda tenho a sensação que não encontrei O corretivo, com cor e textura corretos para as minhas olheiras e espinhas. Mas não desisto. Só o bolso que vai sofrer um pouquinho. Depois dá uma dó de ver os corretivos mofando na gaveta…

  2. Sandra Santos disse:

    Carol, tenho o Natura Una, simplismente amo. Já usei uns da Avon e ñ deram conta do recado. Mas esse da Natura é maravilhoso, e rende q é uma beleza. Adoro seu blog, bjim!

  3. Dessa Mineiro disse:

    Olha eu aqui de novo haha
    Carol, sempre tive muito problemas com corretivos. Minha pele é oleosa por demais. Faz um tempo que experimentei o bastão da Colortrend da Avon e não curti. Como estava com pena de investir (de novo) em um produto FAIL, pesquisei e pesquisei bastante na internet. Achei que o Duda Molinos seria perfeito, porque acharia fácil e não é tão caro. Fui na loja, experimentei na mão ( 1 erro), e escolhi, conforme indicação da vendedora a cor certa. FAIL, a cor errada, um tom abaixo da minha pele. (2 erro). Sempre via em blogs e ate mesmo em algumas revistas e até mesmo em um curso rápido de maquiagem que fiz que o corretivo teria de ser um tom abaixo. Ele está jogado agora e quando uso, é como iluminador abaixo da sombrancelha. Porque além dele ser duro também acumula nas linhas. Experimentei um outro corretivo da minha amiga e também acumulou nas linhas. Vi a sua resenha do corretivo da Mary Kay e ele é ótimo, porém tenho medo de errar na cor. Mas, antes de investir nele, me diz: ele acumula nas linhas?
    beijão Carol

  4. Luana Luz disse:

    Corretivo, depois da base é o que mais prezo na maquiagem! rs É ele que me ajuda com as olheiras profundas e manchinhas de espinhas que ficam depois da tpm…rs
    Tô com uma vontade doida de comprar o Mary Kay. Ainda mais depois do que você fala dele…rs
    Adorei o post. Esse negócio de passar o corretivo antes ou depois da base é sempre uma dúvida na minha vida! Agora tenho boa noção do que se pode fazer…hehehe
    Beijos Carol!

  5. Vanessa Souza disse:

    Uma das coisas que aprendi na aula da auto maquiagem que fiz com vc aqui em Sampa foi passar o corretivo antes da base, o que acho que fica bem legal!
    Um dia ainda compro esse corretivo da MK, sempre ouço falar bem dele!

  6. Adorei o post, eu ultimamente comecei a usar corretivo e estou amando, so que ainda nao sei muito bem utilizar, queria muito esse da natura parece ser muito bom.

  7. Franci Pacheco disse:

    Adorei o guia, a parte que mais temo na hora da make é o corretivo… minhas olheiras são MUITO profundas, e já usei corretivos de várias marcas e nunca nenhum me satisfez! Agora, com esse guia, descobri que meu erro é acertar no tom! Com certeza vou em busca de um PERFEITO! E vou ler os posts dos corretivos que você indicou! Mary Kay já entrou na wish list!

  8. Ana Raquel disse:

    Me acabei de rir no inicio do post… ”Corretivo é uma benção de Deus, uma oportunidade de renascer das trevas e ficar linda! hahaha ” Vc é demais Carol…
    Mas falando sobre o post … eu uso mais corretivo de bastão.. e gostei da dica… pq as vezes eu coloco em excesso e fica u ó. hehe
    Vou ver se o próximo eu compro um liquido…

    rsrs

    beijos

  9. Ana Watte disse:

    nem preciso dizer nada sobre corretivo né?nao saio decasa sem por causa das minhas big olheiras.. estou amando mto o da Mary Kay que a Carol indicou! :D

  10. Ana Clávia Riciopo Silva disse:

    Amei as dicas. Nunca dei muita bola pra corretivo,pq tinha uma pele boa e nada de olheiras, mas devido a problemas hormonais e meu último trabalho em que ficava exposta ao sol muito tempo, mesmo com protetor solar detonei minha pele. Estou fazendo tratamento com ácido e em pouco tempo já clareou muito e as mnchas estão sumindo, mas ganhei linhas de expressão nos olhos por causa do sol e agora tá dificil acertar no corretivo, pq parece que tudo marca. Vou comprar a base da Mary Kay, pq tenho visto muitas blogueiras falarem bem dela, vou aproveitar e comprar o corretivo tb, só tenho medo da pele clarear mais e eu perder toda minha maquiagem como já aconteceu a alguns meses atrás. Bjo

  11. Mariana Deyama disse:

    EU AMOOO OS CORRETIVOS DA MAC, PARA MIM SÃO OS MELHORES!! GOSTO DO SELECT COVER UP P DIA A DIA E O PROLONGWEAR OU STUDIO FINISH PARA QUANDO EU QUERO UMA MELHOR COBERTURA, OU NO CASO DO PROLONGWEAR UMA MELHOR DURAÇÃO!! CORRETIVO É VIDA!!

    ^^
    BEIJOS

    http://brincandodesemaquiar.blogspot.com.br/

  12. angelica pinheiro disse:

    corretivo faz toda a diferença mesmo! eu faço igual vc disse primeiro o corretivo e depois base… e agr to com mania de passar um corretivo um pouco mais claro depois da base em baixo dos olhos pra iluminar.. eu gosto do resultado!

  13. Iris disse:

    Confesso que não sei “ainda” usar corretivo! Talvez seja pq não encontrei o ideal pra mim,acho que devo usar um liquido,pois os de bastão craquela em baixo dos olhos,em pó pior,e em creme nõa testei ainda!òtimas dicas!Bj!

  14. Que tudo hein!! Amei o post, lindo blog…

    Venha me visitar e seja bem vinda

    http://padulamakeup.blogspot.com.br/

    Beijokas!!

  15. Adriana C.Sousa disse:

    Amei o post, tirei várias dúvidas, inclusive sobre o tom certo de corretivo!!

  16. Daniela Souza disse:

    Acredita q estava pensando justamente em corretivo hoje? rsrs Estou procurando um para cobrir as marcas de espinhas,qu vem aumentando cada vez mais. Não costumo usar corretivo, mais a minha aparência n esta nada legal assim. Qual vc indica?? Adorei as dicas. bjosss

  17. Stefani disse:

    Este mineral da Contem 1g é bom para quem tem olheiras? Eu tenho e é difícil esconder elas durante o dia todo.

  18. Leka Lobão disse:

    Só uso o da natura, e ele é tão pigmentado que às vezes misturo um pouco dele no meu protetor/hidratante e parece que passei base! Fica bem coberto, bem uniformizado, mas bem leve. Fica até melhor do que usado como corretivo.

  19. Luciele Cerri Aires disse:

    Estou adorando esses guias de maquiagem, as vezes encontramos dicas rápidas que acabam deixando mais confusão do que explicando :P

    Também acredito no poder de um bom corretivo e particularmente prefiro os líquidos porque os de bastão são terríveis mesmo e como não testei ainda a versão creme fico com os líquidos!

    Costumo aplicar depois da base e se precisar de correção de tom construo outra camada fina por cima para uniformizar a cor e não dar o efeito panda, fiz isso antes de um ensaio e depois de ver os resultados das fotos não teve diferença nas cores.

    Espero também que a cartela de cores de corretivo aumente, será um alivio encontrar corretivos no tom da nossa pele e não com cores semelhantes! :D

    :***

  20. Lili Cruz disse:

    Corretivo e uma magina ne amoreeee????

  21. Lili Cruz disse:

    quiz dizer magica rsrsr

  22. Thaty massa disse:

    Corretivo é difícil pra mim…tenho olheiras roxas…tenho usado o yellow da mary Kay…acho q ameniza mtooo….adorei as dicas! bjos

  23. Geiziane disse:

    Tenho usado o mínimo de corretivo possível e garanto que o uso dele salva a pátria nos dias de panda! Tenho em creme e liquido, gosto mais do líquido, pois acho que acumula menos. Sobre a aplicação, depende do meu humor… Kkkk aí eu decido antes ou depois da base, mas gosto dos dois acabamentos! Amei o post! Super explicadinho! Bjs!

  24. Tâmara disse:

    Estou amando o guia de maquiagem para iniciantes. Corretivo… nosso como esse post me ajudou. Tenho sérios problemas com corretivo. Tenho algumas linha embaixo dos olhos e os corretivos que tenho usado estão acumulando nessas linhas. Nossa fica horrível!!! Vou testar um liquído pra ver! Espero o post do Pro Longwear MAC. Estou amando o blog. Bjim

  25. Adriana Prado disse:

    Eu também sempre aplico o corretivo antes. Preciso mesmo é ter mais paciência para aplicar devagar, com batidinhas.

    Beijo

  26. Adriana Prado disse:

    Ah… li em algum lugar (não me lembro onde, rsrss), que o melhor pra olheiras seria aplicar o corretivo amarelo, base e depois, se preciso, o corretivo para o tom da pele. Será?

    Beijo

  27. Larissa disse:

    Eu uso o corretivo da Natura Una. É muito bom mesmo, cobre bem as minhas olheiras que tem dias que são terríveis .

  28. Michelle disse:

    Carol… esse post foi ótimo… Eu não vivo sem o yellow da mary kay…. já experimentei um da avon – não gostei, da boticário – achei mais ou menos mas o da mAry kay eu amo…. Tenho muita muita vontade de comprar o prolongwear da MAC mas não sei escolher a cor :-( . Gostaria de saber sua opinião. Vale a pena investir em um corretivo da mac? É muitooo melhor que o da mARY kAY? Bjusss e mais uma vez parabénsss

  29. Sandra disse:

    Muito bom esse post, tb tinha muitas dúvidas sobre corretivo. Vou procurar esse da Mary Kay…valeu Carol.

  30. Michele Carvalho disse:

    Parabéns pelo post, Carol. Tudo o que você escreve é de grande ajuda p/ mim. beijos!

  31. Aline Santos disse:

    Carol, tenho adorado os temas do guia e essas dicas sobre corretivo eu, particularmente adorei!!!! Até então sempre testei os tons na mão (errooo) e não ficava satisfeita com o resultado depois, agora já sei como fazer!!! Também fiquei super a fim de testar o da MK!!!

  32. Marina disse:

    Eu estou usando um verde líquido da loreal, mas a cobertura dele é beeeem fraquinha. Corretivos coloridos você indica de que tipo?

  33. Silma Araujo disse:

    Adorei as dicas!

  34. Talita disse:

    Ameeeeeei! Já comentei antes o quanto gosto de posts sobre corretivo! Adorei as dicas.

  35. Solange Moreira disse:

    Acompanhando suas dicas Carol, duvido que eu não me torne uma maquiadora profissional….brincadeirinha. Mas acho que chego onde eu quero :)

  36. Jaqueline Freire disse:

    Esse guia é ótimo principalmente pra mim que não sei usar nada direito!

  37. Ingrid disse:

    Uma vez comprei um corretivo da Avon mas detestei. Depois nunca mais comprei nem usei. Mas preciso urgentemente de um para esconder as manchinhas de acnes do rosto. Não tinha visto corretivo em pó ainda, achava que era só líquido ou cremoso. Desta vez vou apostar no mineral da Contém 1g, que está em promoção rsrs. Tentarei achar a cor ideal para a minha nas lojas físicas porque na virtual não tem. :(

  38. Nayara disse:

    Adorei o post. Ótima dica, pois realmente não adianta usar o corretivo errado, tentar esconder e acabar evidenciando as imperfeições! Muito bom mesmo =)

  39. luana lima disse:

    oba amei esse post pude tira minhas duvidas amei mesmo cada dia que passa eu aprendo+com vc minha querida carol:D

  40. Talita Santos disse:

    Eu comprei o novo da Avon, é em bastão e sim é péssimo para aplicar é uma pena que não li esse artigo antes, mas já vou providenciar a troca!!

  41. Beatriz Moreira Furtado disse:

    Geeeeeeeeeeeeeente, sao muitas opcoes e muita coisa que voce tem que ver!! é muito dificil absorver toda esse informação para quem nao sabe muito, vou ter que reler umas 30 vezes mais esse post! Valeu pela dicaaaaaaaaaa, com certeza vai me ajudar muito nas proximas compras!!

  42. Adriana Muniz Ricas disse:

    corretivo é fundamental mesmo, o difícil é acertar na cor e aplicar certo, esse post está perfeito!!!

  43. Fernanda disse:

    Não vivo sem corretivo… O da Natura Una apesar de não ser perfeito tem um custo beneficio mto bom, e dura horrores! Uso o meu todo dia e já tenho há meses!

  44. carmem disse:

    Effacerns da Lancome vale o investimento e dura horrores

  45. Janaína Santos disse:

    Adorei o post com as dicas para iniciantes!!!
    É sempre bom saber sobre os corretivos!!!
    Bjs

Deixe um Comentário sobre Adriana Muniz Ricas Descartar Resposta

*