Guia de maquiagem para iniciantes: Primer Facial | Momento Beaute
18 jul
2012

Guia de maquiagem para iniciantes: Primer Facial

Na semana passada rolou o primeiro post do Guia de Maquiagem Para Iniciantes e o assunto foi Pré Maquiagem. Na verdade o primer facial ainda se encaixa na etapa pré maquiagem, mas resolvi abordar este assunto separadamente, pois rola muita dúvida sobre esses produtinhos ‘milagrosos’.

O primer facial já existe há bastante tempo no exterior, mas aqui no Brasil demorou muito pra chegar. Uma das primeras marcas a lançar foi a Contém 1g, há uns dois anos. Depois de um tempo várias marcas lançaram e hoje já encontramos disponível para todos os bolsos e gostos.

E mesmo estando disponível no mercado nacional ha tanto tempo, muita gente ainda não conhece ou então ouviu falar que existe, mas não sabe pra que serve. Sem contar que há ‘profissionais’ por aí que dizem ‘não ser necessário’. Humpf!

O produto geralmente tem textura em creme, a maioria deles é na cor branca e ficam invisíveis depois de aplicados na pele. Este nome nós herdamos para dar um ‘chiquê’ ao produto, mas algumas marcas nacionais lançaram como “pré maquiagem”. É indicado para todos os tipos de pele.

E quais são as funções?

  • Matificar a pele, diminuindo/retendo a oleosidade

A principal função do primer é manter a pele livre da oleosidade, evitando o efeito super brilhoso que não é nada legal (e envia o seguinte recado: “frite 4 ovos em minha testa, gratuitamente”). Mantendo a pele sequinha, consequentemente a maquiagem dura por mais tempo e claro, com muito mais dignidade!

  • Disfarçar linhas de expressão e poros abertos

O disfarce óptico das linhas de expressão acontece porque o produto ‘preenche’ as ruguinhas e dá a ilusão de que elas não existem. Nunca notei grande resultado em relação a isso, nos primers que já experimentei, mas muitas pessoas dizem notar diferença. Ok, vamos aguardar que as ruguinhas resolvam aparecer em minha vida, mas espero que demore muito tempo ainda.

Em relação ao disfarce dos poros abertos, acontece da mesma forma, o produto preenche os buraquinhos e deixa a pele mais lisinha e visivelmente mais bonita. Poros fechados = pele lisa = acabamento muito melhor depois de aplicada a base. Confesso que pra mim esse é o principal motivo do uso do primer.

  • Amenizar manchas

Vocês já leram o primero post deste guia e por isso, já sabem que o tônico ajuda a uniformizar a pele, amenizando as manchas. Lembram que eu disse que maquiagem é um conjunto de etapas que levam a um bom resultado? Então, é claro que o tônico não elimina todas as manchas, quem faz isso (ou deveria fazer) é o corretivo. Mas para facilitar a vida do nosso amigo corretivo, a gente tonifica a pele e depois passa o primer, deixando tudo menos manchado e assim, facilitando a cobertura completa.

Um bom primer clareia bem essas manchas e eu noto isso instantaneamente, após aplicar o primer, na cor das minhas sardas.

Não preciso repetir que não é a salvação da colheita né? É mais uma etapa, que irá ajudar a obter um resultado final, ainda melhor.

  • Deixar a pele macia e aveludada

Sabe pele de cinema? Pele de rhyca? Então, o objetivo é esse, dar aparência de pele bem cuidada, macia, aveludada. #CoisaPhyna

Após aplicar o primer é só passar a mão no rosto e sentir como a pele fica super macia, uma delícia! A parte boa disso é que facilita super a aplicação da base e o resultado fica bem mais bonito.

Koloss, That Gal Benefit, The Pore, Vult,  Contém 1g e Studio Secrets Loreal

Primer Facial Koloss: ganhei duas amostras e confesso que não dei muito ibope mas depois que resolvi experimentar, gostei bastante. Ele é ‘cremoso’ e espesso e disfarça bem os poros, sua textura lembra bastante o da Contém, porém o da Koloss é mais seco e seca mais rápido. (clique AQUI e confira o post completo)

That Gal Benefit: tem a mesma proposta dos outros primers, mas o resultado é uma pele com viço ao invés de completamente mate. A pele fica mais natural. A textura é em creme mais ‘líquido’, espalha super fácil e seca rápido. O resultado é uma pele com poros levemente disfarçados e brilho de pele hidratada; pele iluminada. (clique AQUI e confira o post completo)

The Porefessional Benefit: é mais cremoso, porém é mais leve/fino. Tem cor de doce de leite. Em contato com a pele ele vai ficando líquido, espalha fácil e seca muito rápido. Não esfarela! (clique AQUI e confira o post completo)

Primer Facial Vult: ele é cremoso, fica entre um produto mais líquido e outro mais consistente. Espalha fácil mas demora um pouco mais pra secar. (clique AQUI e confira o post completo)

Contém 1g: em creme, mais opaco e seco, desliza bem na pele e seca rápido. Gosto muito do resultado em relação ao disfarce dos poros e maciez da pele. (clique AQUI e confira o post completo)

Studio Secrets Loreal: bem cremoso, chega a ser pastoso. Espalha bem, seca super rápido, disfarça bastante os poros. (clique AQUI e confira o post completo)

Também já experimentei e postei sobre o Primer da Pharmacus mas não mostrei aqui pois ele já acabou! E o Primer da Archy eu esqueci, pois fica na maleta de material dos cursos!

Os meus preferidos são Loreal, Contém e The Pore. São os que amenizam mais as minhas sardas, deixam minha pele mais macia, disfarçam mais os poros abertos e conseguem segurar bem a oleosidade.

É importante ter em mente que é preciso aplicar pouco produto, pois se aplicar muito ele acaba esfarelando na pele. Além disso, todos os primers citados rendem muito.

Se você não tem muita grana para investir em um primer, não se deprima! Faça uma visita à Perfumaria e pesquise as marcas que tem por lá. Com certeza você encontrará um primer baratinho e mesmo que ele não dê super efeitos, com certeza já irá melhorar muito o resultado final da maquiagem.

Cuidado, não saia por aí usando primer todos os dias, pois ele ‘fecha’ os poros e a pele não consegue respirar. Ou seja, depois de consecutivos dias usando, transpirando e os poros fechados e aquela coisa toda, pode ser que saia espinha, cravos etc.

Quem não está acostumada a usar corretivo e base todos os dias, pode usar apenas o primer, pois ajudará a deixar a pele mais bonita (procure usar em dias alternados, no máximo).

Se você tem uma boa base, depois de aplicar o primer + a base, provavelmente a base irá preencher os poros abertos que o primer não preencheu!

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, por favor, deixem nos comentários. Semana que vem tem mais Guia de Maquiagem! Espero que vocês estejam gostando!!!

Veja Também:

Commentários do Facebook

comentários.

48 Comentários

  1. Sophia Gracelli disse:

    Olá Carol!!!
    Adorei o post. Ótimo!!!
    Deu para esclarecer bem as dúvidas, mas surgiu outra, rsrsrs. Daria para usar o BB cream no lugar do Prime?
    Beijos

  2. Queria experimentar os da Benefit, parecem ser muito bom, li que misturando o Porefessional e o That Gal da um efeito incrivel. Você tem que arrumar o feed :( lá não aparecem imagens e nem todo texto, nem sempre tenho tempo pra acessar o blog. Beijos!

  3. Karen Lommez disse:

    adorei o post! bem informativo! bj

  4. Monique disse:

    Adorei o post, super interessante meeeeeeeesmo!!!1 Uso da Nyx, porém minha pele é oleosa, não vejo lá esse resultado em disfarçar os poros e a oleosidade não. Criando coragem pra comprar o a contém. Bjs amore

  5. Luana Luz disse:

    Adorei as dicas! Ainda não quis investir em primer exatamente pelo medo das espinhas…
    Agora vou pensar melhor no assunto. Para uma ocasião especial parece bem válido!
    Bjos

  6. Priscila disse:

    Adorei o compêndio sobre primers! Só testei um, o Magix da Avon e não gostei muito… Quero faz tempo o da Benefit! Só não comprei ainda porque na Sacks é muito caro e pra comprar lá fora o frete fica caro!

    Achei muito válida a dica de não usar todos os dias!!

    Bjos =*

  7. angelica pinheiro disse:

    vc disse que nao pode usar o primer todos os dias, tem outro produto que substitui então, pra manter os poros fechados sem danificar a pele (nascer espinhas/cravos)?

  8. Vanessa Benko disse:

    Amei o post…
    Não sei se acontece com você também, mas o da Vult tem um cheiro bem ruim! rs Realmente demora mais para secar. Cansei dele por causa deste aspectos negativos, e experimentei o da Contém e o da Koloss.
    São ambos muito bons, mas acho que o da Contém fez um efeito melhor na minha pele. Maaaaas… como ele é mais caro, acabei preferindo o da Koloss… kkk

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

  9. Letícia disse:

    Ta ai um item que ainda falta na minha maleta… tem mais da metade dessas marcas na minha cidade, mas nunca compro o primer suhaushasuh E eu tenho poros crateras e manchas de espinha… :( Definitivamente vai estar na minha proxima compra. Beijos.

  10. Eliane Denise Ribeiro disse:

    Primer é tudooo, não dá pra viver sem ele, ainda mais sendo de boa qualidade, faz um super efeito.
    Tá rolando sorteio no meu blog: http://adoroficarbonita.blogspot.com.br/2012/07/1-sorteio-do-blog.html

  11. Ingrid Rodrigues disse:

    Eu usava primer quando fazia make para festa ou sair, menos no dia-a-dia. Mas como minha pele além de oleosa contém acne, minha dermatologista me aconselhou a não usar e nunca mais usei.. Eu tinha o Magix da Avon e até que gostava do efeito dele.. Não era nada muito perfeito, mas era bom!

  12. Vanessa Souza disse:

    O da koloss é melhor que o magix da avon??
    E bb cream pode ser usado todo dia ou é como primer , que só deve ser passado de vez em quando?

  13. Franci Pacheco disse:

    O unico primer que encontro na minha city é o da Vult! Vou comprar pra experimentar.. não sabia que ele era tão importante assim.. costumo usar apenas o de olhos!

  14. Daiana de Oliveira disse:

    Primer é tudo de bom…Bju

  15. adoro o that gal é muito perfeito, quero testar os outros ;)

  16. debbie disse:

    adorei esses posts para iniciantes!!!! n conheço nda de primer e nem de BB.
    vou experimentar o da contem que vc disse q gosta mais!

  17. Eu acho o primer super importante. Só não gosto mesmo do da Vult,

  18. Ana Paula disse:

    Olá.
    Adoro as dicas, obrigada
    Tenho usado o primer da Yes
    E de boa cobertura, mas nao testei outras marcas

  19. Nayara disse:

    Tenho esse da vult e simplesmente A D O R O .. Estou amando suas dicas Carol, parabéns =D

  20. Oi Carol, queria saber se você conhece o Primer Facial da Mac?? O que acha sobre ele???
    Beijos

  21. Thaís Christine disse:

    Oi Carol,
    Algum desses que vc testou, vc acha melhor pra quem tem pele oleosa?
    Um mais levinho, que feche menos os poros?
    Bjo bjo *-*

    • Olha, eu tb tenho pele oleosa… eu nao sei, vc precisa ver o review de cada um dele pra encontrar o que procura. Mas o da Toque de Natureza não fecha mto os poros não, é mais pra segurar a oleosidade. Tem post dele no blog! bj

  22. Suelen disse:

    Boa noite, se eu usar o primer todos os diias tem algum problema ja que ele ”fecha” os poros? obrigada

  23. Mariana Bitttencourt disse:

    Boa tarde!
    Eu tenho um primer com filtro solar e ele é ótimo e cobre perfeitamente os poros!
    A minha pele fica perfeita e protegida do sol!

  24. Mariana Bitttencourt disse:

    Amo maquiagem!

Deixe um Comentário

*