Guia de Maquiagem para Inciantes: pó facial | Momento Beaute
09 ago
2012

Guia de Maquiagem para Inciantes: pó facial

Hoje o nosso papo é sobre pó facial, produto que carrega mitos que até Deus duvida! haha

Afinal de contas, pra que serve o pó facial?

Muita gente acredita que o pó dá cobertura na pele, disfarçando manchas, olheiras, etc, outros acham que o certo é aplicar muito pó no rosto, para deixar a pele bem mate e por aí vai.

Na verdade o pó tem duas funções:

  • deixar a pele mais sequinha, impedindo que a oleosidade dê aquele aspecto brilhoso e derreta a maquiagem toda
  • assentar base que transfere

Só isso! Muita gente acredita que ele dá a aparência de pele aveludada, mas na boa? Se sua pele está hidratada, bem cuidada e você usa uma boa base, já terá essa aparência. Se sua pele estiver detonadinha, nem o pó será capaz de mudar isso!

O pó pode ser aplicado depois da base, pois ainda faz parte da preparação da pele, ele dá o acabamento. Mas se você preferir, pode aplicar ao final da maquiagem.

Antigamente usava-se muito pó, a mulherada mergulhava na embalagem e saia por aí toda matificada. Ok, isso já foi bacana, mas de dois ou três anos pra cá a coisa mudou.

Existe pele matte? Não! Por isso se você fica toda matificada, fica super artificial. É como andar com uma placa: oi, tô super maquiada.

Qual é a tendência de maquiagem de alguns anos pra cá? Maquiagem com resultado mais natural possível. A gente usa 500 produtos, mas não quer que percebam isso. Vamos permitir que notem apenas o uso de 100 deles… #aLoka

Podem reparar que as bases lançadas nos últimos anos são todas com acabamento mais leve, mais natural, mesmo as que tem alta cobertura. Desapega de base com efeito reboco! Sem contar que as bases novas dão aquele efeito ‘pele rhyca’, com brilho  de pele bonita e bem cuidada. #Amo

O pó deve ser usado apenas para manter a maquiagem no lugar e claro, sua aparência com dignidade, porque né, ninguém merece ficar com cara de frigideira (tanta oleosidade que fritaria dez ovos).

Como escolher o ideal?

Uma dica pra vida é apostar em pó solto! Costumam dar um resultado bem mais natural na pele do que a versão compacta, pois por serem moídos tem partículas bem fininhas. O pó solto é o mais usado para vídeos ou fotos profissionais.

Depois disso você precisa escolher o tom correto. A maioria dos pós não oferecem nada de cobertura, então mesmo que você erre e compre um tom a cima ou um tom abaixo, vai dar certo. É claro que se você é branca e compra pó para pele negra (ou vice versa) não vai dar certo.

Onde aplicar? Isso varia muito de pele pra pele. Se você tem a pele seca e usa uma boa base, se liberte, você não precisa aplicar pó! Se você tem pele mista ou oleosa, aplique na zona ‘I’ (centro da testa, nariz e queixo). Mas se a sua pele é super oleosa ou você transpira muito, aplique no rosto todo.

Galera, usem o pó com cautela!!! Se aplicar muito ele deixa o visual mega carregado, fica super feio. Quando vejo uma mulher cheia de pó no rosto tenho vontade de chegar bem perto e assoprar….kkk

Quem tem pele madura precisa tomar muito cuidado na hora de aplicar, pois o pó tem a tendência de marcar linhas e rugas. Use um pó solto, aplique pouquíssimo produto e com pincel bem fofo.

Aplicar com o que?

Geralmente o produto vem com aquelas esponjinhas né? Dica do dia: joguem fora! O problema é que elas aplicam muito produto e não são capazes de esfumar direitinho.

O segredo do pó é a aplicação! Vale a pena investir em um pincel, mesmo que seja um bem baratinho. O mais importante é que ele seja bem macio. Nada de aplicar com kabuki hein??? Kabuki aplica muito produto! O certo é o pincel para pó mesmo.

Eu adoro o pincel da Contém 1g e vocês podem comprar on line, custa R$39,00. O pincel da Yes parece ser bom também e tem a venda AQUI por R$31,90. Quem quiser investir mais, o da Sigma é uma delícia e custa $19.00.

Mencionei algumas vezes neste post sobre o pó dar ou não cobertura. Na verdade o pó não tem esta função e por isso a maioria deles não a cumpre! O único pó que oferece cobertura é o pó/base ou base em pó, mas que pra isso requer uma aplicação diferente e eu comentei sobre isso AQUI.

Repetindo: o pó deve ser usado com cautela e aplicado com atenção. Se sua pele não for mega oleosa, você não precisa usar o pó sempre. Pode levar na bolsa e usar apenas se sua pele começar a brilhar!

Espero que tenham gostado! Semana que vem tem mais guia.

Confira também os guias sobre:

Veja Também:

Commentários do Facebook

comentários.

91 Comentários

  1. Sara N disse:

    To adorando essas dicas que você ta dando. A gente pensa que ta fazendo uma coias certa mas quando vai ver é totalmente o contrario. kkk Beijos

  2. Carla disse:

    Adorei a dica!

    Tenho um probleminha com pós.. até hoje não achei um pra chamar de meu! rsrs

    Beijoss

  3. Luana Luz disse:

    Adorei e tirei trocentas dúvidas. Eu uso pó solto porque uma menina da Renner falou que ficaria melhor em mim e falou que o solto dava menos espinha. Mito?
    Outra coisa, li em algum lugar, não lembro onde, que o solto é melhor esfumar com o kabuki…. é mito também? rs
    Eu uso por que minha pele mina óleo…não da pra viver sem!
    =D
    Bjus Carol!

    • Nossa Luana, acho que não tem nada a ver isso de espinha, de onde será que ela tirou essa info?! Qto a usar kabuki, eu acho que não é bacana, prefiro usar o pincel comum, mas tudo é questão de vc ir pra frente do espelho, testar com os dois e ver qual vc prefere! bjo

  4. Marcela disse:

    eu esqueci minha necessaire de pincéis uma vez… tentei usar a esponjinha do pó, MEODEOS… fiquei parecendo um boneco de pessego… haha não deu, tive que ir tirando o excesso com a mão, dai eu lembrei da esponjinha da natura una, que tem uns pelinhos , salvou o dia… rs

  5. LiliCruz disse:

    Gostei bastante da dica aos poucos vamos aperfeiçoando c as dicas dadas. Parabens amoreeee…. como semprea arrasando nos posts

  6. Iris Vianna disse:

    Gostei demais desse post! Sou péssima nesse negócio de passar pó,kkkkk!Vou seguir as dicas!Obg!Bjssss!

  7. Virgínia disse:

    Mas na verdade a studio fix powder é uma base ou é usada como pó depois da base?

  8. Luciele Cerri Aires disse:

    Também tenho vontade de assoprar quando vejo muito pó no rosto do pessoal, achei que eu tinha problema hahahahhahah

    Mas me diga, se o kabuki não serve pra aplicar pó, qual é mesmo a função dele? Eu quase comprei um lindinho desses mas fiquei na duvida de como usar e como estou na fase economia total acabei não levando.

    Meu dilema com pó solto é o preço, que costuma sair mais caro do que os compactos mas procuro não pesar a mão na hora de aplicar pra não ter o efeito reboco :D

    :***

  9. Vanessa Benko disse:

    Super completo o post, amei!!
    Se a pele não estiver bem hidratada e cuidada, esquece o pó, se não ele vai marcar mais ainda as imperfeições! rs

    Gostei da parte de jogar fora a esponjinha… tem gente que fica tão artificial usando pó com isso, né?! Você tem vontade de soprar, eu tenho medo de cumprimentar dando beijinho, pois acho que vai vir tudo pra mim! kkkk

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

  10. adorei as dicas, eu gosto de deixar a pele matificada mais sem esse aspecto que estou com muita make.
    Quero muito esse po da contem 1 g

  11. angelica pinheiro disse:

    confesso que antes tinha receio de usar o pó…. sempre passava demais, e se vc me visse iria querer a sobrar a minha cara, hahaha então parei de usar, mas minha pele é um pouco oleosa ai em dias mto quentes a base derretia e ficava uma caca. hahaha, agr com as dicas dá pra voltar a usar o pó!
    vc disse que o pó solto é melhor… qual vc indica?

  12. Mari disse:

    aHHHHHHHHHHHH!!!

    Agora eu entendi qual a solução pro problema da pele mega oleosa aqui que fica horrorosa no meio do dia!
    Lá vou eu procurar um pó!!! rs

    Brigada Carol!

    Suas dicas estão sendo preciosas!

    Bjos!

  13. Luana Luz disse:

    Errei a pergunta anterior… o pincel não é o kabuki, mas o flat top… tipo o F80…. é verdade que é bom pra usar com pó solto?

  14. Mari disse:

    Ah Carol!

    O duro é que antes eu preciso investir no básico…
    Preciso trocar de sabonete e hidratante…
    Minha pele tá oleosa demais…

    Vc recomenda algum?

    Eu tô qrendo comprar aquele kit da Mary Kay pra pele oleosa e com acne, mas e o medo de comprar e não fzer efeito?

    Vc já testou?

    Bjos!

  15. Stefani disse:

    Eu gosto muito de usar a base pó da Studio Fix, por ser prático no dia a dia, ajuda muito….. Tem uma forma especial de aplicar? bjs

  16. Ana Watte disse:

    Oi Carol, to adorando a série *-*
    Tudo tão bem explicadinho
    Eu adoro pó, sei lá acho que tem todo esse mito das vovós e tal #aloca
    Uso só na testa mesmo, e um pouquinho no queixo onde a oleosidade tende a aparecer mais em mim ^^

    A Carol, vc ja testou aquela base nova da Covergirl, a NatureLuxe?
    Tem bastante gente comentando e ela é bem acessivel, queria saber sua opinião :)
    Bjoo ;*

  17. Daiana de Oliveira disse:

    Ameii as dicas e tirei as minhas duvidas, como sempre Arrazou Carol. Bju

  18. Juliana Mara disse:

    Nossa, estou adorando esse Guia de maquiagem para iniciantes. Eu uso esse pó da Mary Kay que tem na sua foto, eu ADORO ele.

    Bjs

  19. Vanessa Souza disse:

    Ri muito com o assoprar o rosto das meninas quando está com muito pó!
    Pra passar o pó uso o pincel da natura , ele é muito fofo e comprei ele quando estava em promoção ( acho o preço normal dele um pouco salgado).
    Uso o pó compacto , acho que com o pó solto eu ia acabar carregando na mão…

  20. Geiziane disse:

    Amei o post! Como sempre, super bem explicado e nos deixa atualizadas no mundo da make! Super divertido de ler! Bjs.

  21. Nadiele Rosa disse:

    Pó solto faz bagunça mais realmente é bem prático. Tenho o translúcido da Catharine Hill e AMO! Beijos

  22. Adriana Prado disse:

    Estou aprendendo muito com esta série. Muito boa!

    Beijo

  23. ATÉ HOJE ACREDITO QUE UM DOS PRODUTOS MAIS DIFICEIS DE SE ACHAR IDEAL É O TAL DO PÓ COMPACTO. EU TENHO SÉRIAS DIFICULDADES EM ACHAR UM PERFEITO. SEM CONTAR QUE DEPENDENDO DO DIA SUA PELE ESTÁ “QUERENDO UM PÓ DIFERENTE”. RSRS
    É COMPLICADO!! ÓTIMAS DICAS, ADOREI!!

    ^^
    BEIJOS

    http://brincandodesemaquiar.blogspot.com.br/

  24. Solange Moreira disse:

    Carol, suas dicas tem me ajudado bastante.
    Bjks!

  25. Juh disse:

    bem boa as dicas!

    eu nao sabia do kabuki!

    beijoooss

  26. Aline Santos disse:

    Carol adorei esse tema, tenho que confessar que como não sou tão expertise em makes, sempre ficava com receio de usar o tal do pó, agora com as suas dicas já posso me aventurar a usar…hehehe.
    Esse guia tem sido maravilhoso, sempre beeem explicadinho e eu tenho aprendido bastante com vc, obrigada!!!
    Bjsss

  27. Paula Prata disse:

    Arrasou no post!

  28. Clarissa disse:

    “Quando vejo uma mulher cheia de pó no rosto tenho vontade de chegar bem perto e assoprar” kkkk ai ai Carol, vc é muito engraçada. Adoro o seu senso de humor.
    Sabe que meu pincel de pó da Sigma fica soltando os pelinhos que é um saco, eu acabo usando meu kabuki!

  29. debbie disse:

    adooooooooooooooooorei o post!!!! super esclarecedor….eu uso o pincel da avon e acho bem legal ele! me acabei de rir com ‘cara de frigideira’. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eh serio, nunca ouvi essa expressao….to rindo ate agora

  30. debbie disse:

    Carol…..faz um post sobre pó iluminador!!!! por favooooorrrrr…..inclusive comprei um hoje. mas estou morrendo de medo de usar….nem sei por onde começo. hehehehehe

  31. nunca usei pos o dia que fui usar kkkkkkkkkkkk do ate trela de lembra olhando no espelho falei que que isso rsrsr mas confeco que vo testar

  32. Ana Watte disse:

    Carol a MAC tem pó solto?

  33. Lilian Tavares da Silva disse:

    Oi Carol, tudo bem? Adorei o post, pq é realmente um assunto que deixa duvida. Tenho uma dúvida: no dia a dia, muitas vezes eu uso somente o protetor solar no rosto, não tenho costume de usar base todos os dias, mas a maiorias dos protetores deixam a pele brilhante e com aspecto de oleosa… nesse caso, poderia aplicar o pó pra ajudar a esconder esse brilho todo?? E o certo seria aplicar no rosto todo ou só na zona i ?? Jà aproveitando pra te falar que conheci seu blog a algum tempo e estou viciada nele, é realmente muito bom, parabéns!!!

  34. Nayara disse:

    Tá maravilhoso esse guia de maquiagem Carol, quase uma aula online rs .. Parabéns :D

  35. Daniela Souza disse:

    Muito bom saber a verdadeira função do pó…Nunca gostei muito de usar pó, não sei se é o produto q n é muito bom. Pois não deixava meu rosto natural, e quando eu olhava dava p perceber q estava usando. #TENSO. Hoje estou usando só base durante o dia, e pó algumas vezes a noite.O que vc me sugere?

  36. Carolina Fernandes disse:

    Adorei as dicas!Nunca usei um pó solto, vc indica algum?acabo sempre usando a base em pó como se fosse o pó.bjoos

  37. Franci Pacheco disse:

    “Quando vejo uma mulher cheia de pó no rosto tenho vontade de chegar bem perto e assoprar” ri muuuuuuuuuito! auihsauihsauihausa! Pois então, eu aplico o pó com um pincél para pó da Panvel e fica super natural… odeeeio ver aquelas pessoas que aplicam taaanto pó que a pele fica marcada, dá agonia :s

  38. Fernanda disse:

    O pior de tudo na hora do pó é pele mista. Passo pra segurar a oleosidade em alguns momentos,mas ai de repente o tempo muda e a pele resseca e fica aquele aspecto craquelado.
    Minha pele é instavel, affe! :/

  39. Adriana Muniz Ricas disse:

    você acertou em cheio nesse guia pra iniciantes, aliás em todos pois é uma verdadeira aula de maquiagem para iniciantes, perfeito!!!!

  40. Beatriz Moreira Furtado disse:

    Ahhnn, pensei que o pó servia para mais coisas..
    Eu comprei um pó que vem JUNTO com a base, tipo é um produto só, é da Avon, isso realmente é útil? Tipo é MUITO prático, mas realmente tem a função dos dois?

    Beijos

  41. Débora Costa disse:

    Quando eu era adolescente não entendia nada sobre cuidados com a pele, muito menos de maquiagem. Paguei muito mico pq naquele tempo eu nem sabia o q era base, usava somente pó, sem passar nada antes. Nem protetor solar, nem hidratante, nada. Era só pegar a esponja e tome-lhe pó. O resultado nem precisa dizer, né. kkkkk.

  42. gosto de usar pó, bem fraquinho, apenas p tirar o brilho
    bjs

  43. carmem disse:

    adorei o post. morro de medo de pó facial…
    Uso bem pouquinho para dar uma finalizada,mas sempre fico receosa de ficar artificial

  44. Ana Carolina disse:

    Meu deus to viciada nos seus posts informativos, sempre conheci o momento beaute, mas parar e ler td como estou lendo foi só agooora.
    Ah eu achava que a função dele também era deixar a pele aveludada, e nunca pensei que poderia ser por somente o que ele realmente é. Pior que vendo alguns vídeos eu carregava mesmo na pele sabe achando que assim duraria mais, mas uma pele sem exageros que é bonita, com aparência de só 100 produtos e não 500 né. Agora também tem gente qe exagera demais, e dá realmente vontade de assoprar rs.
    Mas quando vai passando o dia assim, e vc tem qe retocar o pó após umas 4 horas de uso e tals, você não gosta mt da esponjinha né? então tem que levar um pincel de pó sempre na bolsa ? ou pode acalmar na esponjinha e ser mesmo com ela.. adorei.
    beijo :)

  45. Tô amando essas dicas ,tudo muito bem explicado,adorei…bju…

  46. Ariane Lima disse:

    Todas as dicas que eu precisava acabei de ler. :D

  47. Ariane Lima disse:

    Uma coisa que eu odeio em comprar pó é que eu nunca acho o tom certo da minha pele, ou fica mais escuro ou mais claro, esse problema eu resolvo não exagerando na hora de usar mas fala sério é péssimo isso.

Deixe um Comentário

*