16 dias do #ProjetoCarolMagra | Momento Beaute
26 out
2012

16 dias do #ProjetoCarolMagra

Sei que este post está enorme, mas tem muitas informações importantes. Vale a pena ler!

O tempo voa hein? Já completei 16 dias do projeto e aconteceu tantas coisas nesse meio tempo, vim atualizar vocês! (leia o primeiro post do projeto AQUI)

Em relação a academia, está tudo fluindo perfeitamente, tirando o fato de que não consegui cumprir a minha programação inicial, pois não consegui ir malhar nos horários previamente estipulados (por mim mesma) haha… Mas aí vou adaptando meus horários, conforme a minha agenda e a programação do dia na academia.

Mas estou firme e forte, indo todos os dias, de segunda a sábado e na semana passada, fui no domingo também, para um treino leve, esteira e bike.

Quem malha sabe que a gente sai da academia leve, feliz e com a sensação de dever cumprido. É muito bom! Isso porque o corpo libera endorfina, hormônio que desperta a sensação de euforia e bem estar.

Nesse período só teve um dia em que eu desanimei, que foi na quarta – feira. Parece que eu estava prevendo que não vinha coisa boa…já conto sobre isso.

Tenho feito uma média de 5km na esteira, em caminhada rápida. Não corro por dois motivos: meu joelho é problemático e depois que engordei, piorou, então prefiro não forçar o impacto, já que estou super acima do peso e pode dar mierda. Compenso subindo muito, mas muito morro! Pensa ficar 40 minutos subindo só morro na esteira? Então…haha

O outro motivo é porque não me sinto confortável correndo mesmo, acho que é porque meu corpo está possuído pela gordura…! #Tenso

Minha aula preferida é spinning e tem bem menos impacto que uma corrida, além de queimar muito, por isso estou me jogando com todas as forças e faço quase todos os dias. #Adoro Além desta aula, também faço pelo menos três vezes na semana a hidro cardio ou hidro jump, é tão bom!

As aulas de hidro são bem puxadas e acreditem, consigo manter meus batimentos cardíacos, na mesma média que atinjo na aula de spinning e o bom é que quase não tem impacto, além de ser bem relaxante, por ser dentro da água.

Mas e a alimentação? Continuo sem consumir refrigerantes e bebidas alcoolicas, lanches, pizzas e essas porcarias todas. E estou passando por consultas com uma terapeuta ortomolecular, que será minha nutri e terapeuta (vamos ver se ela é capaz de curar minha loucura … hahaha) e me passou uma dieta de desintoxicação. Quem já fez dieta sabe que desintox é de praxe para iniciar uma dieta, afinal, primeiro você desintoxica e depois ensina o corpo a receber os alimentos certos.

Uma coisa bem interessante que notei é que em uma outra dieta que cheguei a fazer neste ano (e que me ajudou a eliminar vários quilos), cortei refrigerante, cerveja, doces e uma série de coisas e foi super complicado, pois tive muita enxaqueca, náuseas, irritabilidade, me senti fraca, foi terrível. E eu estava me alimentando bem, mas o corpo pedia todas as porcarias que estava acostumado a receber e … viciado!

Desta vez, cortei refri e cerveja e fiquei com um certo receio de passar pelo mesmo problema, mas incrivelmente não tive nada. Minha médica disse que isso aconteceu por que estou malhando e apesar de o corpo não receber aquelas substâncias, está recebendo outras, liberadas pelo corpo por conta dos exercícios físicos. #Yeah

Vou listar a dieta de desintox e quem quiser fazer, está liberado pois esta é generalizada, ela passa para todos os pacientes:

Primeiro Dia

Manhã: café preto sem açúcar, com adoçante (tente sem adoçante também, você vai aprendendo a gostar do real gosto amargado do café)

Almoço: 2 ovos cozidos e ervas a desejar

Jantar: salada de alface com pepino e salsão a vontade

Segundo dia

Manhã: café com bolacha cream-craker

Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto

Jantar: presunto a vontade

Terceiro dia

Manhã: café com biscoito cream-crakers

Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas

Jantar: presunto e salada

Quarto dia

Manhã: café com biscoito

Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade

Jantar: salada de frutas e iogurte natural

Quinto dia

Manhã: cenoura crua espremida com limão e café preto

Almoço: frango grelhado à vontade

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sexto dia

Manhã: café com biscoito

Almoço: filé de peixe com tomate à vontade

Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sétimo dia

Manhã: café com limão

Almoço: bife grelhado e frutas á vontade

Jantar: comer o que quiser, menos doce e bebidas alcoolicas

As ervas permitidas são: agrião, chicória e alface. Pode beber água, café e chá o dia inteiro. Não pode trocar os alimentos, nem substituí-los.

Não consegui fazer viu? Ontem tive sessão e expliquei pra médica os motivos, levei uma leve rabadinha, mas conversando ela conseguiu entender os porque e me perdoou, tks dra. Viviane! haha Mas ainda terei que fazer, depois de cumprir um outro objetivo.

Perguntei sobre a questão de comer de 3 em 3hs, porque eu sou o Zequinha do castelo Ra tim bum, que quer saber o porque de tudo! haha Ela me disse que a questão não é exatamente comer de 3 em 3hs, mas manter o organismo em funcionamento. Entenda que se comermos as 7hs da manhã, o organismo chega ao pico de insulina, trabalha na digestão e depois pára e a insulina fica em baixa.

Lá pelo meio dia, almoçamos e o corpo tem pico de insulina novamente, depois fica em baixa. Esses picos não fazem bem ao organismo, além disso o corpo entende que talvez você passe fome e faz uma reserva de gordura #Pancepís haha

Mas, se você como de acordo com o seu metabolismo, de maneira fracionada, não permite que a insulina chegue ao pico, nem fique em baixa. Ou seja, comer pouco, porém, várias vezes ao dia. Esse período pode ser de 3 em 3hs para algumas pessoas, de 2 em 2hs para outras, isso varia. Mas no mínimo, tem que beliscar algo de 3 em 3hs.

Beliscar o que? Pode ser uma castanha, 1/3 de uma maçã, uma barrinha de cereal. Coisas saudáveis né gente? Não vai fazer #aLoka e ‘beliscar’ um sonho de valsa, depois uma fileira de barra de chocolate hahaha

E o que eu descobri ontem? Depois que adoeci, como comentei no primeiro post do projeto, passei a ter sérias crises de insônia, cheguei a passar quase três dias sem dormir, mesmo morta de sono e cansaço. Coisas inexplicáveis, pra mim pelo menos. Agora que já melhorei essas crises dão o ar da graça de vez em quando e me fazem ter sono só lá pelas 5 ou 6hs da manhã, dormir pouquíssimas horas e um sono péssimo.

Como eu sou muito abençoada, a dona insônia resolveu me visitar essa semana e me atrapalhou em tudo, inclusive no trabalho. As horas do dia passam arrastadas, porque claro, eu estou cansada já que dormi mal e pouco.

Mas eu não imaginava que isso fosse atrapalhar o processo de emagrecimento e… sim, atrapalha. A dra. Viviane me explicou que da meia noite até as três da madruga o corpo libera substâncias (ou enzimas, não lembro direito) que me ajudam a queimar a gordura no dia seguinte, que são responsáveis pelo pleno funcionamento do organismo. Se eu não estou dormindo nesse horário, o corpo não libera e aí, já atrapalhou tudo.

Perguntei a ela porque o sono da manhã (já que dormi lá pelas 6hs da manhã) é tão ruim e ela me explicou que a partir das 8hs da matina o corpo libera substâncias para que a gente tenha energia para o decorrer do dia e por isso não rola dormir bem.

Tem outra questão atrapalhando meu emagrecimento, o stress! Vilão da vida moderna, hoje em dia quase todo mundo é estressado e vive na correria, nessa selva de mundo, matando um leão por dia (ou tentando).

Olha o que achei na internet: “O stress é traduzido psicologicamente para nós sobre a forma de ansiedade e esta ansiedade até certo ponto é uma atitude normal e global e, portanto fisiológica do nosso organismo de se adaptar a alguma situação nova e desafiante gerando potencial extraordinário que em circunstâncias normais não teríamos tanto desempenho no âmbito físico como psicológico… Se não existisse esse mecanismo que nos coloca em posição de alerta ou alarme, que é o stress, traduzido pela ansiedade, talvez nossa espécie nem tivesse sobrevivido. Entretanto, embora o stress favoreça a performance e a adaptação do indivíduo às circunstâncias, ela o faz somente até certo ponto, até o ponto onde nosso organismo atinja um máximo de eficiência, alcançado este ponto o resultado será exatamente o contrário e ocorrerá falência da capacidade adaptativa levando ao esgotamento.”

Nessa matéria aponta quais são as fases do stress: ansiedade generalizada, fadiga crônica e stress e obesidade.

Olha só que interessante, quando você se encontra em um momento de um novo desafio profissional ou pessoal e você precisa ‘dar o sangue’, começa a batalhar muito para realizar um novo projeto, entra na fase ansiedade generalizada. Logo mais a frente, esse novo desafio te ocupa e te exige de uma maneira, que você começa a ficar cansado, sem tempo para mais nada, o organismo entende que é um ‘perigo’ constante e o corpo entra na fase adaptativa, que é a fase em que ocorre uma hiperatividade da glândula supra-renal que vai liberar cortisol em excesso e começar a causar danos ao organismo.

“O corpo está a todo tempo se preparando para a batalha do dia a dia e para isso ele tem que captar energia através de glicose para jogar dentro da célula, então ele vai atrás da glicose sanguínea e do depósito de glicose presente no fígado e no músculo e para jogar toda esta glicose dentro da célula ele tem que fazer seu pâncreas trabalhar mais produzindo insulina. Dentro da célula este excesso de glicose não foi utilizado porque diferente dos nossos ancestrais não precisamos lutar ou fugir, sendo assim todo esse excedente de energia vai ser estocado na forma de gordura. Além disso, ocorrerá aumento da sua pressão sanguínea, dos seus batimentos cardíacos além da queda da imunidade. Não podemos esquecer que para o organismo é como se ele estivesse em risco permanente e, portanto ele precisa estar preparado para se defender o tempo todo.”

Se essa pessoa é daquelas que não desliga nunca o/ e de zero a dez a ansiedade está sempre no onze, o corpo logo chega a exaustão. E o que acontece? Obesidade, diabetes, hipertensão, falta de ânimo, dores pelo corpo, insônia, falta de paciência, memória e concentração.

Quando a pessoa não busca uma ajuda profissional para cuidar de todo esse problema, dessa exaustão fisiológica, surgem vários problemas de saúde e corre o risco de ter um infarto, um avc, um câncer.

E o que seria ideal? Que ainda que estejamos sobrecarregados, desfrutemos de uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter uma vida social, saber separar o trabalho da vida pessoal, ter um hobby.

Ou seja, consegui descobrir o que me levou a adoecer… e quando a dra. Viviane me passou essas informações eu consegui voltar exatamente ao momento em que eu cheguei a esse ponto aí de cima, exaustão, que me levou a ficar doente e engordar muito. Aliás, deve ser por isso que quando alguém me pergunta sobre meu antigo trabalho, me sobe um nervoso, que fico até gaga. Peguei pavor!

Como pode né, o emocional manda no corpo da gente e muitas vezes acabamos não nos atentando a isso tudo. E exatamente por ainda estar na fase de exaustão, a médica me disse que muito dificilmente eu irei emagrecer… o que significa que estou me matando ha 16 dias na academia, quase que em vão.

Não acho que seja completamente em vão, já que ao menos estou ganhando condicionamento e liberando muita endorfina, me deixando feliz. Mas provavelmente não vou alcançar minha primeira parte do projeto, que seria perder 5kg nesse primeiro mês.

Pensa em uma pessoa arrasada! Multiplica por dois, foi assim que saí do consultório… Por outro lado, estou mais tranquila, porque sei que agora tenho alguém capacitado, para me ajudar a solucionar esse problema.

Imagina se eu não tivesse procurado ajuda médica, eu iria malhar feito uma retardada, me privando de alimentos que gosto e não iria atingir o resultado almejado, ficando extremamente frustrada.

Mesmo assim, depois da consulta fui para a academia, pois se eu abandonar até que os problemas de saúde sejam resolvidos, vou perder o pouco de condicionamento que consegui até agora e talvez até o ânimo. Então, vou continuar indo,  afinal de contas, mal não vai fazer.

A médica me explicou que na situação em que meu organismo se encontra, nem mesmo remédio para emagrecer faria efeito e que provavelmente meu fígado tá mais sofrido do que o do tiozionho que tá caído ali na esquina de tanto beber, por conta do stress. #TadinhoDoFígado

Humpf… sem mais, era isso!

Ah, mais uma coisa, não vou mais postar todas as fotos sobre o desafio, na fan page e twitter, vou procurar postar só instagram, afinal, as redes sociais já são responsáveis pela publicação de muitas outras informações e acho que o projeto está sobrecarregando. Me sigam no instagram, @carolcostamb

Veja Também:

Commentários do Facebook

comentários.

56 Comentários

  1. LiliCruz disse:

    O bom de tudo e saber que esta acompanhada por alguem q lhe passe toda sua rotina correta, assim tudo resolvera. Boa Sorteeee…..

  2. Thaty massa disse:

    Nossa Carol, n sei se isso vai de confortar, mas vc é uma pessoa, pra mim, inspiradora. É por sua força de vontade que to fazendo dieta e levando sério a academia! E to adorando (nunca aconteceu isso antes), me faz bem! E simplesmente de saber, por vc, que n estou sozinha nessa…que existem mtas meninas que, assim como eu, tb seus problemas pessoais que contribuem para toda essa dificuldade! Mas tenho ctz que ainda vai ter um post do seu prejeto que vai dizer que vc conseguiu! e eu vou poder comentar, nesse msm post, que eu tb! Amei esse post seu…agora mais do que nunca temos que manter a força de vontade em primeiro lugar, é difícil mas n impossível! Coragem colega! vamos conseguir!…bjokssss com carinho! (:

  3. Juliana Mara disse:

    É isso ai Carol! Continue firme e forte no seu projeto! Vai valer super a pena!

  4. Jacquelina disse:

    Vou copiar seu cardápio da desintoxicação!! ;)

  5. luiza akemi disse:

    Como você disse, seu post estah bem grande, mas valeu a pena ler!!! tudo bem explicado…continue firme como estah, mesmo demorando mais um pouco, vai continuar saudável e se sentindo super bem! bj

  6. Jaqueline Freire disse:

    Carol você só está fazendo 3 refeições por dia? Cuidado hein essas dietas só servem para efeito imediato o corpo sempre acha mecanismos de voltar a sua “normalidade” se achar que está em risco e a gente acaba ganhando o dobro do que tinha antes. O bom mesmo é tentar driblar esses mecanismos comendo de 3 em 3h alimentos que dão muita saciedade (fibras, proteínas, carbodratos complexos, etc…). Bom não sou nutricionista mas fui procurar realmente a respeito e vi que a maioria das dietas é só perca de tempo e que o que funciona mesmo é reeducação alimentar e exercicios! Espero que dê tudo certo no seu processo e que você continue firme e forte =)

  7. Kassiani disse:

    Parabéns pela força de vontade. Estou adorando seus posts do projeto são bem informativos e motivadores, que venham os próximos.

  8. Luana Luz disse:

    Nossa! Olha, que o stress engordava eu sabia, mas que prejudicava tanto e tão além da engorda é novidade!
    É tão ruim quando a gente não ta feliz com as coisas que faz que acaba passando por todas essas fases que você falou mesmo. Bom saber.
    Gostei da ideia da médica terapeuta. É muito bom ter ajuda de uma profissional pra orientar. Agora me diz uma coisa, ela é profissional nessa parte de auxilio a emagrecimento mesmo. ou a orientar em alimentação correta pra cada pessoa também? Por que isso eu precisava… saber o que é ,de fato, bom pra mim. (Como tudo errado)
    Carol, tô amando essa sua determinação e tenha certeza que muita gente que ta vendo o que você ta fazendo ta se inspirando em você. Não só pra emagrecer, mas seguir o seu exemplo de foco. Parabéns e estamos todas com você. Que não sejam 5kg agora, mas pode ter certeza que seu corpo está muito mais feliz e isso logo vai passar a ser rotina pra ele e você vai chegar onde quer mais fácil!
    Beijos, força e conta com a gente!

  9. Ariane Lima disse:

    Quando eu vejo esses seus posts dá até vontade de voltar pra academia, mas o tempo não deixa, com fé em Deus assim que passar minha fase de vestibular eu volto com todo o gás.

  10. Haifa disse:

    Estou acompanhando o projeto e to vendo como voce é dedicada, sou dessas que faz preparação pra voltar malhar -digamos que nao sou magra e nem gorda, porque nao tenho barriga, mas tenho muuuuita coxa. É muito estressante quando a gente se mata toda e nao consegue as coisas, o pior é o nosso emocional, nossa rotina, os problemas e normalmente eu não penso nisso, mas realmente tem uma hora que não da mais! Continua malhando se alimentando direito, vira habito, seu condicionamento fica melhor e quando voce ficar melhor vai tar pronta pro seu novo estilo de vida, estou torcendo por voce, go go carol!!!

  11. angelica pinheiro disse:

    Agr entendo o seu desamino aquele dia…. Mas comtinue firme e forte, isso faz parte do processo, assim que isso melhorar vc vai começar a emagrecer. Não desiste não! Os resultados virão :D
    Estamos com vc!

  12. Daiane Rebelo disse:

    te desejo muita força pra continuar até o fim e parabens pela iniciativa, eu quero muito mas preciso de um empuraozinho *-*

  13. Thelma disse:

    Oi Carol! Me desculpa, mas eu discordo da sua médica um pouquinho quando diz que vc não vai perder peso. Não tem como, se vc ingere menos calorias do que queima, consequentemente vc vai perder peso. No inicio com dieta de desintoxicação, vc acaba perdendo primeiro líquido, a gordura depois, pois o corpo está acostumado a manter essa reserva e pior, se vc não estiver ingerindo proteína, o corpo cataboliza o músculo(sua massa magra). Stress realmente f..com tudo, sei muito bem o que é isso, pois sofro de transtorno de ansiedade. Linda, nesse momento eu sugiro a vc que procure um profissional(psiquiatra) sem preconceito, pq as pessoas acham que só loucos precisam de psiquiatra, mas no mundo moderno são eles que nos salvam. Usar um ansiolítico pelo menos pra sair da crise, seria o ideal, não vicia, não mata, ajuda e muito. E como vc já está na academia, verá que tudo voltará ao normal. Fica a dica. Bjs

  14. Danielle disse:

    Esses post sobre o projeto estão maravilhosos, mostra o quanto vc ta se esforçando e pesquisando para dividir conosco as suas dúvidas.
    Vc esta no caminho certo!
    Continue assim flor.
    Bjs

  15. Solange Moreira disse:

    Nossa Carol, foi uma aula pra mim. Estou com uma ansiedade que está difíííííicil, estou com um acompanhamento médico já faz uns meses e já passei para medicação fitoterápica; o que é um avanço. Gostei muito de ler o post de hj e que bom ver vc nessa disposição pra vencer este desafio. Mesmo que a insônia – que já tive por muuuuitas noites – mas vc vai vencer.
    Obrigada pela dica da dieta de desintoxicação. Bjks :)

  16. Denize Wanderley disse:

    Carol,
    Quando a mente sofre, o corpo padece.
    Também não estou conseguindo emagrecer, seu post veio na hora certo, preciso rever muitas coisas…
    Boa sorte e sucesso para todas nós.
    Beijo, beijo, beijo!!!

  17. Letícia disse:

    Muito obrigada por compartilhar tudo isso, muitas informações preciosas, explicou as coisas de uma maneira muito interessante!

  18. Stefani disse:

    Muito legal Carol, fico feliz q vc está animada e creio q vc vai conseguir chegar aos seus objetivos super rápido

  19. Stefani disse:

    Só achei essa dieta tipo morra de fome…. Acho legal essas pra desintoxicar, dizem q é mara….

  20. Claudia Malta disse:

    Motivação pura
    Amo ler tudo isso
    As informações valeram muito
    Sucesso sempre

  21. Lucianne disse:

    Adorei tudo !!!
    Eu sou muito ansiosa, já tive até transtorno do pânico. Fiz terapia de grupo, tomei um medicamento que nem era tarja preta mas que engordava muito (ganhei 8 kg) e melhorei muito. Mas ainda tenho muita ansiedade. Tomo remédio de homeopatia pra ansiedade: Ignatia Amara. Vc conhece? Mas por incrível que pareça a melhor coisa pra mim é: Chá de camomila !!!
    Eu durmo super mal, durmo muito tarde e acordo tarde demais. Conclusão: vivo doente, cansada, fraca, irritada, com pressão alta….. mas isso é um vício. E é difícil de mudar…
    Depois de ler isso tudo que vc escreveu tenho que tentar mudar com todas as minhas forças. Por mim e pela minha família.
    Bjs e obrigada pelo post maravilhoso.

  22. Franci Pacheco disse:

    Força Carol, to nessa contigo e tá difícil hein =( esse mês, foi o mês da recaída :S

  23. Janaína Santos disse:

    Muito bom seu post!!!
    Como estou com projeto também, é muito construtivo para mim!
    Bjs e vamos que vamos.

  24. Débora Costa disse:

    Amei esse post! Quanta informação importante, quanta coisa que nem se passava pela minha cabeça!
    Vou copiar essa dieta desintoxicante, só não sei se vou conseguir segui-la. Como é esse negócio de café com limão?
    Imagino como vc deve ter se sentido ao ouvir a médica dizer aquelas coisas. É realmente frustrante, mas não desanima, não. Vc vai conseguir.

  25. Hallana A. Zollet disse:

    Oi Carol, estou torcendo por ti nesse projeto!
    Mas você já percebeu que o psicológico influencia em tudo, então fica a dica, procure um psicólogo para lhe ajudar :) um beeijo, melhoras!

  26. Patricia disse:

    Essa dieta esta parecendo com a dieta da USP! é horrivel, da enjoo, mas emagrece.. em compensação, vc morre de fome, e depois quando volta a se alimentar normal, pode engordar.. mas como é desintoxicacao, acho q nao é tao mal assim..rs

    Ha uns dois anos eu emagreci 14kg malhando, e comendo de maneira mais saudavel, e de fds eu comia o que queria… mas ai parei de malhar e engordei mtos kgs de volta… atividade fisica com ctz temos que manter para sempre, senao nao adianta de nada tanto esforço inicial!

    boa sorte!!

  27. Jaqueline disse:

    Nossaa Carol, eu ia até copiar essa dieta de desintoxicação para mim, mas quando li desisti, eu ia passar fome com essa dieta, começar o café da manhã apenas com café preto e mais nada? Que horrorrrr (e não digo só pelo sabor, mas pela falta de algo para comer também), o almoço ser apenas 2 ovos cozidos e mais nada? Deus-que-me-livre não não não, prefiro reduzir a quantidade de alimentos ingeridos diariamente do que cometer suicídio por fome.
    Mas em relação ao seu projeto, não desista de malhar não, pois como você mesmo disse “mal não vai fazer”, a questão é lutar para deixar sua saúde “em dia” o resto é só lucro =)

Deixe um Comentário

*