FAQ

Já faz um tempo que quero criar uma página aqui no blog, respondendo as perguntas mais frequentes que recebo por e-mail, twitter ou nos comentários.
Os acessos estão aumentando cada vez mais e junto, as perguntas também. Quem  já enviou alguma dúvida por e-mail, fez alguma pergunta no twitter ou mesmo nos comentários, sabe bem que eu respondo TODO mundo, sem exceção.
Os e-mails as vezes demoram, porque acabam acumulando, mas guenta aê que uma hora você vai receber a resposta.
No entanto, quero otimizar o tempo. Não dá para passar o dia respondendo e-mails e tirando dúvidas, por outro lado, não aceito deixar ninguém sem resposta. Então, resolvi unir o útil ao agradável: as perguntas frequentes terão suas respostas disponibilizadas aqui nesta página. Caso sua dúvida não esteja esclarecida aqui, fique a vontade para enviar um e-mail.
Desta forma, acho que conseguirei responder com mais agilidade.
Por que você criou um blog?
Eu lia vários blogs ha muito tempo, como o 2beauty, Pausa Para Feminices, Dia de Beauté, Chata de Galocha, dentre outros. Um dia resolvi que queria ter um espaço meu e acabei criando. Foi a melhor coisa que fiz, pois o blog é minha terapia. Adoro este espaço e tenho um carinho absurdo por cada detalhe, cada post, cada comentário de vocês. Confesso que quando criei, não imaginava que um blog dava tanto trabalho e nem que existiam muitosssssssssssssssssss blogs espalhados pela net.

No entanto, amo muito este espaço e graças a Deus e a vocês, leitoras, está crescendo cada vez mais!



O que você escreve nos posts, sobre os produtos que recebe, é sua opinião ou você ganha alguma coisa pra falar bem do produto?
As empresas enviam o produto gratuitamente para que eu teste e faça o post com a minha opinião. Sinto-me livre e a vontade para escrever a verdade (e somente a verdade…rs) sobre o resultado e etc. É claro que um produto que deu certo pra mim, pode não dar certo pra você.
Em todo caso, eu procuro deixar bem claro nos posts o que eu realmente achei e se gostei ou não.

Por que meu comentário não aparece na hora que eu escrevo?
Todos os comentários são moderados, sendo assim, depois que você escreve, eu preciso autorizar a publicação. Faço isso porque é a única forma de eu conseguir ler todos os comentários e responder as perguntas. E claro, deleto os comentários maldosos e as propagandas!


Você faz o blog sozinha?
Sim, faço todos os posts e tudo o mais. Prefiro assim. Sei lá, acho que blog com muita gente tira um pouco da pessoalidade, que é o que mais amo em blogs. Não gosto de ler posts, cada hora de uma pessoa, com opiniões diferentes, tudo dentro de um só blog. Gosto de saber que tudo que leio no blog X foi escrito só pela pessoa Y.
Porém, como não tinho tempo e nem instrumentos necessários para fazer os vídeos de tutoriais de make, a Rayssa se tornou colaboradora aqui do blog e gravava um vídeo por semana, exclusivo para o Momento Beauté. Ela também tem um blog, que é o Minha Penteadeira Vale a pena visitar!

Como já resolvi o que me impossibilitava gravar os tutôs, toda semana tem vídeo aqui no MB e por falta de tempo, a Ray continuará com os vídeos apenas no blog dela.


As empresas que você divulga nos sorteios ou com banners no blog, são confiáveis? Você indica?
Claro! Eu jamais divulgaria aqui uma loja/marca/empresa que não fosse segura, confiável e com bons produtos.

Quantos esmaltes você tem? Por que você compra tantos esmaltes? Você consegue usar todos?
Na última vez que contei, tinha 390 esmaltes e já faz um tempo. Fora isso tem os glitters e outros tipos de cobertura como craquelados, flocados, etc.

Compro porque gosto e confesso que acabei me viciando e comprava muito por impulso. Chegou uma época em que eu acabei desacelerando e neste ano de 2011 eu não comprei NENHUM. Só assim pra eu tentar dar conta de usar todos os que eu comprei no ano passado e mais os que eu recebo para divulgar no blog né.

Confesso que ando meio desiludida de esmaltes e minha empolgação com os vidrinhos se perdeu em algum lugar. Sei lá, acho que é fase. Mas por conta do blog, acabo ganhando algumas coleções inteiras.
Antes eu não dava, vendia nem emprestava meus esmaltes. Esse ano (2011) inventei a doação e juro, está me fazendo um bem danado! Doei alguns que eu não uso muito, afinal, tenho tantos outros e por fim, melhor doar do que deixar vencer e ter que jogar fora.
Não aconselho ninguém a estocar um zilhão de esmaltes. Não vale a pena. Compre as cores que você gosta e usará bastante. Muitos esmaltes acabam decantando e perdem sua cor original com o tempo.

Você não tira a cutícula?
Não e vale super a pena. Indico isso a todo mundo, por conta da praticidade de não depender mais de manicure e para esmaltar fica super rápido. Confira tudo AQUI.

Vale a pena comprar batons da MAC? São caros!
Vale! Eu particularmente adoro. Mas se há uma opção nacional (de qualidade), com o mesmo tom e mais barato, super prefiro. O problema é que muitas cores de batons da marca, não tem opções idênticas nacionais. Mas as empresas brasileiras estão sempre buscando tons parecidos ou iguais e acho isso ótimo.
E é aquele negócio, não vá torrar seu rico dinheirinho, só pra dizer que tem um MAC. Nem vale a pena! E também não compre uma determinada cor, só porque você viu em vários blogs e se tornou o tipo do produto que você “tem que ter”. Pense que talvez não seja uma cor que você goste ou simplesmente não combine com você, aí você vai pagar caro pelo batom e ele vai ficar a toa na gaveta, sem uso.

Você que escolhe quem ganha os sorteios?
Não!!! As inscrições ficam registradas em uma planilha do Google Docs e cada inscrição corresponde a um número. O sorteio é realizado pelo Random.org. O número que o site sorteia, é quem leva o prêmio, desde que tenha cumprido as regras do sorteio.
Vale destacar que eu SEMPRE CONFIRO se a sorteada cumpriu TODAS as regras. Se não cumpriu, sorteio de novo. Sendo assim, sempre leiam as regras do sorteio. Vale a pena conferir este post AQUI e este AQUI também.


Eu gostaria de ter um twitter mas não sei usar. Me ajuda?
Opa, é pra já. Clique AQUI e confira um passo a passo.

Tem um produto que eu usei e gostaria de fazer um post para o seu blog. Posso?
Sim, claro! Confira como AQUI.

Como faço para receber os produtos das marcas que você recebe?
É incrível o número de e-mails que recebo com este tipo de pergunta. As assessorias das marcas procuram os blogs nos quais eles tem interesse em fazer divulgação e enviam lançamentos para testar e fazer post com a opinião sobre o produto. Se você tem um blog, faça seu trabalho direitinho que uma hora as assessorias também vão te procurar!

Vale a pena conferir:  Dicas úteis
Comecei um blog. Me dá dicas?
Começar um blog é uma coisa bem louca. A gente começa a escrever, escrever, escrever. Mas pra quem? Aí entra a parte importante: contar ao mundo que seu blog existe, para que as pessoas venham ler, comentar, participar e etc.
Me lembro perfeitamente da minha agonia e ansiedade para ter mais seguidores, mais acessos, mais comentários, mais empresas parceiras e etc. Não tenho muita paciência para esperar as coisas acontecerem, sou do tipo “ah tá, mas como que faz pra isso acontecer do dia pra noite?” hahaha
Impossível! Blogar me ensinou a ter paciência. Ainda assim, meu blog cresceu bem rápido e, ao contrário do que dizem umas recalcadas por aí, meu blog não aumentou apenas o número de seguidoras por conta de sorteios. O Momento Beauté atingiu um ótimo número de acesso em pouco tempo.
O fato é que por conta do modismo, todos os dias surgem muitos novos blogs. Alguns surgem com o propósito de blogar realmente, outros surgem com o propósito de ganhar dinheiro e outros, com o propósito de ganhar brindes. Sinceramente, só comece um blog se tiver vontade de blogar por diversão, prazer e etc. Nem perca tempo achando que criará um blog e no outro dia receberá milhares de e-mails pedindo seu endereço para enviar produtos e outros milhares querendo anunciar em seu blog, pelo preço que você quiser. Isso não existe!
Nem todo mundo precisa ter um blog! Mas se você decidiu ter um, saiba que blogar exige responsabilidade, dedicação, paciência, pesquisa e muito mais. E se você não gosta de ler, escrever e não tem um bom português, esquece!
Não adianta você criar um blog e postar uma vez na vida e outra na morte. A leitora acessa, lê, gosta. Volta no outro dia e o blog não foi atualizado. Um ou dois dias depois, ela acessa novamente e… não ha nada novo. Sabe o que vai acontecer? Ela não vai voltar mais! Essa leitora vai tratar de acessar blogs onde ela encontre o que procura, ou seja, novidades.
Postar todo dia não é uma tarefa fácil, más é super importante. O blog é como um bichinho, precisa ser alimentado.
Aí entra a questão de tempo, inspiração, assunto. Se você não tem tempo para preparar posts (e isso significa testar produtos, fotografar, editar as fotos, pesquisar, escrever, ler e reler) não crie um blog. Assunto é algo que nunca falta, afinal, quem tem blog é porque gosta de compartilhar sobre N tipos de coisas e sempre tem alguma coisa nova na vida da gente né?
Quanto a inspiração, eu jamais escrevo post, sem ela! Never, never, never! Juro, já tentei, mas o post ficava um lixo. Eu refazia e não curtia. Acabava tentando, tentando, tentando e depois deletava. Perda de tempo. Passei a aproveitar a inspiração e preparar vários posts de uma vez. Deixo cada um programado pra um dia e assim, deu mega certo.
Lembre-se sempre de dar atenção as leitoras. Responda os comentários, e-mails. Se você criou um blog é porque quer se comunicar e com certeza, suas leitoras também vão querer se comunicar com você.
Não se preocupe tanto com parcerias, elas virão, pois as empresas estão sempre antenadas nos blogs. No início do blog, acho interessante enviar propostas de parcerias para algumas empresas que tenham produtos dos quais você gosta. Entenda como proposta UM ÚNICO E-MAIL convidando a assessoria de marketing da empresa para conhecer seu blog e deixando o espaço disponível para uma possível parceria.
Pelo amor minha gente, não fiquem atormentando as assessorias e muito menos mendigando ou exigindo amostras, brindes, etc. Nenhuma empresa é obrigada a fechar parceria com você.
Prepare-se pois você receberá comentários grosseiros, propostas ridículas e e-mail bizarros de todo tipo.
Não saia por aí deixando comentários nos blogs, do tipo: “oi, que blog legal. vem visitar o meu + link”. Ou “oi, tô te seguindo. Me segue também?”. Tem mais “linkei seu blog no meu. Coloca o link do meu blog, no seu também?”.
Eu excluo todos os comentários do tipo do primeiro ali. Poxa, dediquei meu tempo para fazer um post, a pessoa sequer se deu ao trabalho de ler e comentar sobre o que leu e ainda acha que tem o direito de deixar propaganda do seu blog? Me poupe! Excluo mesmo! Não ligo de deixarem link não, mas pelo menos lê e comenta né?
Se você decidiu seguir um blog ou um twitter, legal. Mas não pense que isso significa que a outra pessoa tem obrigação de te seguir também. Você tem que ter seguidores pelo simples fato de que eles querem te seguir, porque acham você legal, gostam do conteúdo do seu blog e não porque você quer que te sigam.
Quanto ao link-me, se você disponibilizou no seu blog, o link de algum blog, é porque você lê, gosta e indica. Mas isso não significa que a pessoa tem que retribuir. É muito feio e muito chato, sair por aí pedindo isso.
Nunca, jamais, em tempo algum, coloque trilha sonora no seu blog. Quem quer ouvir música liga o rádio. Imagina sua leitora com 10 minutinhos de folga no trabalho, resolve acessar o blog para ficar a par das news e…. vem aquele som bombástico tipo Lady Gaga. Pensa na cena do escritório todo olhando pra ela e já imaginando que ela pode estar fazendo muita coisa, menos, trabalhando!!!
Se você está começando, tudo o que tem a fazer é preparar bons posts, com textos legais, claros e sem erros de português. Divulgue seu blog para as pessoas que conhece e tenha paciência. Todo resto vem com o tempo!
Como faço para o meu blog bombar?
Não há uma fórmula mágica. É importante que as pessoas saibam que seu blog existe, mas cuidado com as formas de divulgação, pra você não se queimar. Procure disponibilizar a inscrição de feeds (recebimento de post por e-mail) para suas leitoras. É uma excelente forma de manter as leitoras atualizadas do que está acontecendo no blog.
Crie uma conta no twitter, pois é uma ferramenta quase que mágica de divulgação. Procure interagir com suas leitoras, pois o grande diferencial dos blogs é exatamente isso.
Preocupe-se com o layout. De nada adianta excelentes textos, se a aparência do seu blog é horrível. Evitem fundos escuros, coisas piscando, não misturem muitas cores ao layout e organizem ao máximo a barra lateral do blog, de forma que fique fácil para que as leitoras encontrem o que procuram por lá.
Cuidado com nuvem de tags e excesso de marcadores, pois nem todo mundo tem paciência pra essas coisas (eu odeio!).
Se você não sabe montar layout sozinha, contrate alguém especializado. 
Se você não está afim de pagar por algo personalizado, procure um template gratuito. Vários blogs disponibilizam isso e já quebra um galho! Um dos blogs que disponibiliza é o Evelyn’s Place.
Outro blog que vale a vsita é o Dicas Blogger. Lá você vai encontrar o passo a passo para inserir várias coisas no seu blog.
Enfim, é isso! Deixo aí a minha opinião para quem está começando.
Espero ter respondido a todas as dúvidas de vocês!

Em Destaque

+ Acessados

Último Vídeo