Make Up vencida, pode?

10.08.2010

Toda viciada em make up sofre de um pequeno problema, que é descobrir que se tem mais maquiagem do que se pude usar em 2 encarnações e ainda queremos sempre comprar mais! O detalhe é que nossas paixões tem prazo de validade! (que rola tb com os esmaltes, e sobre eles falei AQUI)
Uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que os cosméticos tenham na embalagem o prazo de validade, por tanto, na hora de comprar verifique se não está muito próximo da data de vencimento.
De acordo com dermatologistas:
* o rímel transmite vírus (p. ex. conjutivite). Após aberto acumula várias bactérias. A vida útil é de no máximo seis meses!
* o batom acumula impurezas facilmente digeridas. O batom, depois de aberto, dura em média dois anos.
O produto depois de vencido pode causar coceira, ardência, olhos inchados e lacrimejantes.
E detalhe, os produtos cremosos duram ainda menos, pois são mais fáceis de contaminar do que os produtos em pó!
O grande lance é observar os sinais que indicam que está na hora de jogar a maquiagem no lixo, ou seja, mudanças na aparência, cor, consistência e cheiro.
Eu uso produtos vencidos sim, porém, se vejo que está com algum sinal destes citados, dispenso rapidamente, afinal, uma pele bem tratada, não tem preço!
Meninas, os dermatos recomendam que não se empreste make up a ninguém, pois vários vírus e doenças podem ser transmitidos, como por exemplo, a herpes, através de um batom usado por várias pessoas.
Make up é de uso pessoal!!!!!!!!!!
Um detalhe importante também é não deixar os produtos expostos ao sol e nem destampados por aí!
Beijos

7 comentários

  1. Anônimo disse:

    Carol, adorei esse post de vocês. Muito esclarecedor.
    Mas como "aspirante" (=estudante) a farmacêutica, gostaria de dar uma sujestão que vai doer um pouco: venceu, joga fora. Principalmente os cremosos, pois eles tendem a perder seu efeito mais rapidamente. Então entre escolher um produto vencido e comprar um novo e garantir o efeito desejado, fique com o último. =]
    Parabéns mais uma vez e você já está nos meus favoritos!

    Naiara

  2. olá tudo bom..
    Eu não sabia que emprestar maquiagem passava doenças.. como que fazemos então quando vamos no salão fazer maquiagem porque todos usam o mesmo produto… que cuidados o salão tem que ter com esses produtos pra não passar esses tipos de doença?.
    Parabéns pelo post muito bom..

    Andréia.

  3. Carol Costa disse:

    Andreia, boa pergunta viu! O que sei é que as maquiadoras usam tudo com pincel, inclusive batom. Mas vou perguntar para alguem da área, como funciona ok? Assim te respondo uma coisa 100% correta!

  4. DANI disse:

    Achei muito importante, vc dizer sobre não emprestar maquiagem pra ninguem, pq detesto qdo alguem vem e pede algo emprestar, morro de medo de pegar hepatite

  5. Cibele Brasil disse:

    muito bom esse post,muitas meninas tem dúvida quanto a validade da maquiagem…Muito bom mesmo!Bjokas!

    http://apaixonadaspormake.blogspot.com

  6. tahi disse:

    Carol, só compartilhando…
    Conheço uma moça formada em cosmetologia e ela diz que o principal fator para diagnosticar que o produto venceu (inclusive cremes de hidratação, tônico facial, demaquilante…) é o cheiro. Se o produto mudar de cheiro, não dá mais pra arriscar.

    Tirando isso, ela diz a mesma coisa que você: se mudar a textura ou causar alguma irritação, por menor que seja, é hora do desapego.

    Beijos e parabéns pelo blog, não comento muito, mas visito diariamente!!

  7. Kelly Gobi disse:

    Nossa muito bom saber a questão de emprestar maquiagem. Não costumo fazer por ciumes agora tenho um motivo a mais para não empestar.

    Beijo

    http://www.diversidades.info

Deixe uma resposta

Em Destaque

+ Acessados

Último Vídeo