Pergunta da Semana

16.02.2012
Você dispensa os produtos de maquiagem quando vencem?
Esta é uma questão polêmica! Cá pra nós, todo mundo que coleciona maquiagem não dá conta conta de usar tudo o que tem e volta e meia acaba vencendo produto que foi usado poucas vezes. Dá um dó de jogar fora né?
Mas saúde vem em primeiro lugar! Os dermatologistas indicam o prazo ideal de uso dos produtos (saiba mais sobre isso AQUI) e os que tendem a estragar primeiro são os cremosos e as máscaras para cílios. Segundo os profissionais da área, venceu tem que jogar fora.
Confesso que eu não faço isso! Pra começar a conversa, esse lance de data de validade surgiu por conta do Código de Defesa do Consumidor e por isso todas as makes vem com data de vencimento. Os produtos importados (legalmente) só entram no país com um etiqueta de validade, que as marcas colocam exclusivamente para obedecer as nossas leis.
Dito isso, vamos a minha resposta… avalio as maquiagens de acordo com a textura, cheiro e a cor. Se alguma destas características estiverem alteradas, direto para o lixo. Do contrário, mesmo que a data de vencimento já tenha passado, continuo usando.  
E vocês?

28 comentários

  1. Luh Guedes disse:

    Sinceramente não… rs… Como você disse, quando o cheiro, textura estão estranhos eu descarto, but… se não for assim não!

    Kissus

    Luh Guedes
    @luhguedes
    http://devaneiosdeumacamaleoa.blogspot.com/

  2. Eu tbm não dispenso as minhas, observo muito o cheiro, mas o legal seria uma "troca" ou venda antes de vencer, as vezes o que vc não usa a outra pessoa usa e assim repassando…eu vi isso em um blog achei legal, menos os batons que são muito pessoais…um beijo linda!

  3. Poly disse:

    Olha eu recentemente fiz uma limpa em hidratantes corporais, produtos para cabelo e maquiagem, e juntei um saco de lixo enorme…kkk
    Eu uso os mesmos parâmetros que você, mas se for vencido há mais de 1 ano jogo fora sim. As vezes temos mil uma coisas em nossas gavetas/prateleiras que não usamos há tempos, estão vencidas e o melhor caminho é o lixo.
    Não pretendo questionar nossas leis, mas acredito que data de vencimento é um alarde, não um decreto. Bjs, adoro seu blog Carol!

  4. Pra mim se venceu o prazo eu descarto, pois tenho a pele muito sensível e algumas coisas me dão alergia, então não facilito.
    Bjs, Ci

  5. Gabriele C. disse:

    Poisé é muito polêmico isso, eu certemente não tenho uma gaveta trasbordando de maquiagens (infelismente =/) então quase tudo que tenho eu uso frequentemente, mas quando algo vence e está ainda em condições de uso eu sem problemas uso sim, agora se o cheiro principalmente e a textura tiver ruim lixo na certa ! Eu gostei da pergunta viu *-*

    ROLANDO SORTEIO NO MEU BLOG PARTICIPEM – http://charmeemvidrinhos.blogspot.com/

    bjjs :*

  6. Dani disse:

    Concordo com vc, até pq nosso dinheiro ainda não dá em árvore pra gente ficar jogando fora coisas que muitas vezes são caras, mas é claro que temos que avaliar se ele está preservado, caso contrário, o melhor é se desfazer… Bjs!

  7. Carol, concordo com vc em cor, grau, nº, genêro e tudo mais! hahaha

    feminiana.blogspot.com

  8. Eu jogo fora e sem pena, a mais de um més fiz uma geral nas minhas makes e joguei muito batom e gloss fora pois já estavão vencindos a MUITO tempo, e semana passada peguei duas sombras, mais tive pena de joga fora sabendo que alguma menina vai ficar super feliz se ganhar elas, acho que já estão vencidas sim, se não tiveram vencem esse ano. Eu não gosto de ter algo por MUITO tempo, as vezes até abuso de ver aquele produto ali e lembrar que tenho ele desde a 5/6 anos… e sem duvida já vencidos ne… O que tem ainda chance para ser doado eu procuro alguma menina e dou, mais o que não tem eu jogo no lixo na hora. rsrsrs

    Beijos! =*

  9. Lu Torido disse:

    Oi Carol,

    Por isso não compro coisas demais (tirando batom), pq sou alérgica e tenho receio de dar problema na pele. Nunca tive nada mto caro, comecei a comprar de 2 anos pra ca, então tenho CERTEZA, q qdo vencer minhas cosinhas da MAC, NARS e Urban Decay não vou jogar fora de jeito nenhum, só se feder heheh.

    Bjksss

  10. Pricila de Sousa disse:

    Eu não jogo minhas maquiagens fora só pq venceram,que nem vc disse só jogo se ela tiver com alguma alteração caso contrario não jogo não..
    beijos Pricila

  11. Faço igual você, primeiro testo depois de vencia em uma área pequena e vejo se não vai causar alergia, se não continuo usando!

    :***

  12. Eu geralmente só me livro de máscara para cílios. Porque a mudança na consistência fica super clara. Dá pra usar, mas os cílios ficam empelotados e ainda corre o risco de dar alguma alergia, sei lá né?

    De resto eu tento usar tudo dentro do prazo e estou surpresa que meus produtos estão dentro dos conformes hahahaha É que alguns, como primer, só tenho um e só troco quando acaba. Agora sombra eu uso bastantão, adorooo! Na minha paleta de 88 já tem algumas que estão quase no talo, aí já tenho umas individuais pra dar conta do recado.

    Uma coisa que eu acho legal é tamanho travel size e sample size. Porque dependendo de quanto vem, vale a pena, fora que o preço é mais barato ;D Além disso, dá pra você usar até acabar e dentro do prazo de validade~

    =*****

  13. Oi!
    Eu também faço como você: só se estiver estranho eu jogo fora!
    Concordo com a Flávia aí em cima: travel/sample size é muito bom por isso!

  14. a Frahn ;D disse:

    As nacionais eu jogo sim, mas as marcas como MAC e similares rsrs eu dou uma analisada no cheiro e textura.

  15. Isabella Rabello disse:

    Eu dispenso sim, sem dó. Já tive problemas por conta disso e não quero passar por isso de novo.
    Máscara para cílios, por exemplo, jogo fora 6 meses depois de aberta. O custo dos colírios depois para curar o problema é bem maior.

    Att,

    Isabella Rabello

  16. Não, Carol. Ao menos que, como vc falou, algo esteja diferente. Mas, não me guio pela validade. Tenho muitos problemas com alergia a diversas coisas, mas nunca tive problemas com make! beijos e bom carnaval!

  17. Tb não jogo fora, salvo se o batom tá grudento, o esmalte duro q nem pau, rimel seco….mas sombra, blush, não jogo fora, continuo usando….

  18. Belle disse:

    Todo mundo sabe que maquiagem bem guardada e preservada não estraga. Tenho maquiagem de 15 anos ou mais que estão ótimas, que uso de vez em quando e não dão alergia. Na minha opinião médico gosta de causar, falando que tal coisa faz bem ou faz mal. Cada caso é um caso e cada pessoa é uma pessoa. Use suas maquiagens independente da validade. Se der piriri joga fora ou dê para alguém.
    bjs meninas

  19. Kassiani disse:

    Sou como você só jogo fora se mudar cor, textura, cheiro… Toda vez que pego uma make que eu sei que já tem um tempinho eu dou uma verificada antes para vê como está o aspecto principalmente se tiver perto ou passado da validade.
    Outro problema muitas makes vem com o prazo de validade na caixa, e é óbvio que eu não guardo uma, se é tão fundamental a data deveria vir no produto mesmo pra gente ficar sempre de olho.
    Bjs!!!

  20. Mayara Sanpe disse:

    Carol, não vou mentir, só olho a validade quando eu compro, agora, nem percebo quando passou da validade,só quando eu vejo alguma anomalia 🙁 Pelo menos, nunca tive nenhuma reação alérgica.
    Beijos,
    Mayara Sanpe
    Faça-me uma visitinha: http://sanpelandia.blogspot.com/

  21. Duas também só vai para o lixo quando a qualidade acaba.
    >D Tenho dó de jogar no lixo uma paleta mesmo ela estando perfeita a olho nu.
    Beijos
    Jana

  22. Andreza A A disse:

    Vou na sua linha de pensamento, Carol.

    Estudando a respeito do assunto e até debatendo com uma infectologista, conclui que o perigo está nos produtos líquidos vencidos… haja parabeno pra não virar um poço de bactéria!

    Nuca deixei bases vencerem, mas já tive que jogar fora glosses caros, como da Dior, pq passou da validade e percebi isso pelo gosto.
    Agora… pó, blush, sombra… até parece que eu descarto! Só se a consistência, textura, odor ou gosto estiverem alterados!

  23. Kel disse:

    Eu dispenso sim, mas seguindo as mesmas condições descrita no post, quando altera a cor, textura e cheiro. Mesmo porque as datas de fabricação já somem antes de chegar a metade do uso dos produtos. Beijos

  24. Eu tenho uma regra ,se eu nao uso por um ano ou apenas no maximo 5 vezes doupra outra pessoa se tiver vencido vai pro lixo sem do ,o cheiro pode ate tar o mesmo mas vai pro lixo,alias essa regra eu uso pra tudo roupa ,sapato nao uso ou venceu vai embora .bjinho

  25. Luana disse:

    Idem a você!
    Só dispenso se ela estiver alterada.

  26. Luana disse:

    Idem a você!
    Só dispenso a make se ela estiver alterada.

  27. limobi14 disse:

    O problema é que muitas vezes a data de validade vem na embalagem (caixinha ou selo protetor) que eu descarto quando abro o cosmético, assim nem tenho como acompanhar o prazo de vencimento.
    Mas se depois de um tempo razoável de uso eu perceber que o produto ressecou ou teve alteração na cor, odor ou textura, jogo fora. E gloss realmente, são os que menos duram, tem que usar rapidinho.

  28. Bruna Veri disse:

    Eu quase nunca sei a data de validade dos produtos pois a maioria vem na caixinha e eu não guardo embalagem, mas quando um produto ou outro tem a validade estampado nele e vejo que ele venceu, eu vejo bem antes de jogar fora.
    Sei que é uma questão até de saúde não usar produto vencido, mas sou igual a você, se não tiver alterado eu não descarto.

Deixe uma resposta

Em Destaque

+ Acessados

Último Vídeo