Pergunta da Semana

23.02.2012
Você já recebeu críticas por usar maquiagem?
Por incrível que pareça, ha esta altura do campeonato ainda existe muita gente com preconceito em relação a maquiagem. Já ouvi muitas mulheres nos cursos de auto maquiagem falando que o marido, namorado, pai acha feio usar make carregada, batom forte e etc.
E tem viu gente? Tem homem que diz que prefere a mulher sem make, que acha que batom vermelho (ou outra cor forte) é coisa de profissa do sexo, olho com sombra preta é coisa de gótico/emo/pessoas revoltadas…hahaha
Tá certo que pra usar maquiagem é preciso bom senso, não dá para sair por aí carregada no blush parecendo que levou uma chinelada ou usar um batom vermelho sem preparar a pele antes e calçando um chinelo! Mas a verdade é que homem nem sabe a diferença entre mulher com e sem maquiagem. Eles só entendem que a tal é bonita e a tal é feia, mas mal sabe ele que a bonita sem make é bem diferente… hahaha
Já contei pra vocês o que eu ouvi uma vez no salão, quando eu estava de batom vermelho, que as meninas ficaram rindo, mas depois as próprias confessaram que morrem de vontade de usar e não tem coragem. Também já ouvi amigas dizendo “acho lindo esse olho carregado que você faz, mas não tenho coragem de usar, não combina comigo“.
Eu caio na gargalhada e respondo “não sabe o que tá perdendo”. Mas até parece que um comentário de uma pessoa que não sabe se maquiar, vai afetar a minha auto confiança. E eu só digo uma coisa: só não gosta de maquiagem quem não sabe usar!
Tudo bem que tem gente que realmente gosta de tudo bem light, mas depois que se aprende a preparar a pele, aplicar um blush que combina com o tom da pele e fica natural, e etc nunca mais diz que não gosta!
E vocês, já passaram por isso? 

19 comentários

  1. Angelica disse:

    Só recebi críticas da minha mãe do tipo "nosssa que maquiagem feia" hahaha porque AMOOOO maquiagem colorida, então sempre estou com sombra azul, amarela, lilás e por ai…

  2. disse:

    Eu acho que os homens/familiares realmente não fazem questão de ver a gente maquiada, mas não deixam de reconhecer a diferença que faz quando se está BEM maquiada.
    Acho que se realmente a pessoa souber o que está fazendo, as críticas que vem são por despeito.

  3. Milka Nascimento disse:

    Nunca ninguém me criticou, mas comentou "acho lindo nos outros, mas não tenho coragem de usar".
    Eu amo maquiagem, desde que descobri que com ela posso ficar mais bonita e com a autoestima lá em cima 😀 AMO AMO AMO.
    Homens não sabem de nada, kkkkk. Não sabe diferenciar mesmo a mulher que está com ou sem maquiagem. Acho esse tipo de atitude super machista –' Se fosse meu pai/namorado eu mandava todos calarem a boca. Mar mininaa.
    Amo seu blog :**

  4. Aline Helen disse:

    Seu caso com o batom vermelho me lembrou o meu, com batom laranja: Todo mundo olhou na família torto nas primeiras vezes, depois as primas pedindo o nome, querendo experimentar e comprar igual!

    Acho que quem critica é quem realmente não conhece, uma prima que usa todo-santo-dia pó mais escuro, sombra grafite passada com o dedo (porque ela leu na internet que o dedo é o melhor aplicador de sombras, já que "encaixa" no canto interno,kkkkk) e blush muito marcado não acredita que eu amo máscara de cílios e não vivo sem lápis nude na linha d'água, sem falar nas caretas dela para meus batons e blush super suave. Não é uma crítica direta, mas você sabe que a pessoa te acha anormal, enquanto isso eu me sinto cada vez melhor comigo mesma…

    Gosto é gosto, se uma pessoa não gosta é uma coisa, mas ela tem que respeitar. Esse preconceito é bobo, coisa de gente que tem a mente fechada.

  5. "E eu só digo uma coisa: só não gosta de maquiagem quem não sabe usar!" – Disse tudo garotaaa rsrs

    Quem não sabe as técnicas se esconde em sentimentos do tipo "não combina comigo", ao invés de ir pra o espelho treinar o 'olho de gatinho'!!

    E quanto a opinião dos homens, #fato: eles não entendem muito da coisa. A mulherada que deixa de carregar seu olhão e seu bocão por causa de homem está perdendo um excelente momento de ser ela mesma.

    http://www.dosedemulher.blogspot.com

  6. Leticia Gomez disse:

    Adorei esse post! É verdade mesmo, a mulherada que não sabe se maquiar critica quem sabe e fica bem. Eu vou trabalhar maquiada todo dia e tem muita colega de trabalho que fala que eu venho pro trabalho pronta pra ir a uma "festa". Eu dou risada e falo que esse não é o make de festa, o make pra festa é bem mais carregado. Implicam até com meu esmalte, passou outra cor que não for renda elas já criticam. Aff… Nem ligo pra elas…rs

  7. quelimac disse:

    Uma zilhão de vcs… Tive um namorado que achava q maquiagem em si era coisa das profissionais do sexo e chegava a tirar a maquiagem da minha mão. A vida toda fui criticada pelos/as tapados/as por usar make, principalmente qdo elaboro. Uma coisa eu sei: eu não deixo mais de me maquiar pro causa dos outros… Nem de usar as cores de esmalte que gosto. Se homem não gosta e quer que eu mude isso, não serve para ser meu. Amigas que ficam depreciando, mesma coisa, pq já teve quem me julgasse inferior ou fútil por isso. Como alguém disse em um comentário, gosto é gosto, se não gosta, respeia. Uma coisa é verdade: make tem q ser bem feita!

  8. YASMIM disse:

    Adoreeei teu post, e acho que esse tipo de preconceito existe muito! Conheço diversas pessoas (muitas mesmo) que começaram a gostar de maquiagem por ver eu usar e tal. Comentavam comigo também que não tinham coragem de usar pois achavam forte usar delineador por exemplo haha, e diversas outras coisas que nem citasses no texto. Hoje em dia só não gosta de maquiagem quem não sabe usar e isso é a pura verdade, TODAS pessoas que eu conheço que aprenderam de alguma forma a se maquiar, agora adoram!
    Super beijo, adoro teu blog e a forma como manejas ele!

  9. YASMIM disse:

    Adoreeei teu post, e acho que esse tipo de preconceito existe muito! Conheço diversas pessoas (muitas mesmo) que começaram a gostar de maquiagem por ver eu usar e tal. Comentavam comigo também que não tinham coragem de usar pois achavam forte usar delineador por exemplo haha, e diversas outras coisas que nem citasses no texto. Hoje em dia só não gosta de maquiagem quem não sabe usar e isso é a pura verdade, TODAS pessoas que eu conheço que aprenderam de alguma forma a se maquiar, agora adoram!
    Super beijo, adoro teu blog e a forma como manejas ele!

  10. Kel disse:

    Já fiz uma pesquisa entre os homens sobre maquiagens, e decobri que quando um homem diz que uma maquiagem é feia, eles estão querendo dizer que foi mal feita ou que está inadequado p/ aquele momento. Em contrapartida quando eles dizem que a mulher está ou é bonita (se referindo ao rosto), eles querem dizer que a maquiagem está bem feita. Definitivamente os homens não reparam em detalhes, não sabem se uma mulher está de maquiagem nude.
    Beijos.

  11. Melissa Rocha disse:

    Eu penso que gostar ou não de maquiagem é algo subjetivo demais para generalizarmos. Nós somos apaixonadas por isso. Mas quem não é nem sempre não sabe, simplesmente opta por não usar ou por não ter isso como uma de suas prioridades…
    Eu mesma, antes de começar a gostar, de me tornar profissional de make up, não curtia muito, não gastava dinheiro com isso, mas era outra fase. São luas pelas quais a gente passa… E quem dirá que a melhor lua é a lua da maquiagem, da vaidade (no bom sentido)?
    Tenho amigas que simplesmente não usam porque consideraram essa a melhor opção. E são tranquilas quanto a isso. E são bonitas sem maquiagem.
    Acho que mesmo quem é profissional deve ter cuidado ao falar do usar ou não usar… A gente não pode tornar a maquiagem o centro de nossas vidas, a coisa mais importante do mundo. Se não não vale à pena blogarmos e trocarmos ideias sobre isso. Acaba virando um discurso de "poder" ou de "autoridade", criamos esteriótipos quando, na verdade, deveria ser algo leve, divertido, relaxante. =)
    Digo isso tranquilamente porque antes de maquiar eu sou musicista e sou socióloga, divido as paixões.

    Quanto aos góticos, emos e "pessoas revoltadas", a gente deve cuidar para não tratá-los com preconceito, que é uma coisa que vejo muito por aí. A maquiagem, assim como é uma de nossas marcas pessoais, e faz parte de nossa identidade, também faz parte das marcas pessoais deles. É costume nosso olharmos para as "tribos" e subjulgar.

    O preconceito por usar maquiagem ainda não é problema social nem sociológico. Está longe de afetar a sociedade da forma como outros preconceitos – como o preconceito com as "tribos" que citei – afetam.

    Espero que tenha me entendido, Carol… O que disse acima é sobre O QUE EU OBSERVO POR AÍ, não estou dirigindo a você. Gosto muito do seu blog e sempre pego dicas importantes a partir dos seus posts.

    Continue seu bonito trabalho com alegria e muuuuuuuuuuuitas cores! (eu amo cores, rsrs)

    Um beijão

    • Carol Costa disse:

      Melissa, concordo que a maquiagem não deve ser o centro de tudo, mto menos prioridade pra NINGUEM… mesmo sendo eu blogueira e maquiadora, mtas vezes saio por aí a cara da derrota, sem base nem corretivo e não tô nem aí!

      A maquiagem vem pra somar e não para nos tornar escravas da 'beleza'.

      Qto ao preconceito, infelizmente existe… é triste, mas existe…

      Amei tudo que vc escreveu! beijossssss

  12. Melissa Rocha disse:

    Ah, e de fato os homens não entendem p*rra nenhuma de maquiagem! uashuashasu
    A não ser o meu namorado, que conhece todos os meus produtos, sabe pra que serve e como aplicar, porque ele pensa a logística pra mim! eheheheh

  13. Leyde disse:

    EU AMO MAQUIAGEM E MUITAS AMIGAS ACHAM QUE FICOU COM CARA DE VELHA MAS NÃO LIGO EU GOSTO E MEU MARIDO TAMBEM E SO O QUE IMPORTA BJS

  14. Luana disse:

    Meu pai fala quase que diariamente "Nossa! Como você tá pintada!". Nem dou ouvidos mais…rs

  15. CArol, APOIADA! Amei quando disse: "só não gosta que, não sabe usar!" hahahaha Bjs

    http://www.feminiana.blogspot.com

  16. Andreza A A disse:

    Carol, eu também falo para minhas amigas, colegas de trabalho e alunas: Não gosta de maquiagem a mulher que não sabe usa-la, pois no momento que descobrir como é fácil melhorar a aparência, vai gostar e se interessar mais.
    Eu sempre gostei de maquiar os olhos, mas demorei anos para comprar minha primeira base (com uns 25, rs). Hoje compreendo que uma pele bem feita é mais da metade da produção, mesmo assim invisto nos coloridos, mesmo para o dia a dia, pois minha primeira profissão me permite ousar.
    Meu marido gosta que eu me cuide e me maquie, só olha meio torto para os batons vermelhos quando saio sozinha, disse ontem que pode atrair um maníaco sexual!! hahahaha. Isso que não sabe nem da metade das cantadas que já levei na rua, em relação aos lábios destacados.
    Acho que essas críticas, em sua maioria, são por ciúmes ou mesmo machismo, pois os homens sabem, mesmo que não identifiquem claramente, o quanto as mulheres se sentem poderosas qdo estão arrumadas. Autoestima (agora é tudo junto) é tudo, né?

    Bjs

  17. Raíssa (: disse:

    Amo make e não saio sem pelo menos um batom e um rímel 🙂
    Concordo com você, só não gosta de maquiagem quem nunca usou ou acha que não deve usar, mas depois que aprende nunca mais fica sem.

    beijinhos e parabéns pelo post!

    http://noostillo.blogspot.com/

  18. Bruna Veri disse:

    Não é nenhuma super critica mas já ouvi comentários a respeito, e sempre foram de homens rs. Eles nunca entendem o porque de tanto produto. De mulher eu nunca ouvi não, só aquelas da família que fazem questão de tentar acabar com sua auto-estima kkk. Mas independente das criticas acho que se a gente está se sentindo bem maquiada não tem porque ligar.

Deixe uma resposta

Em Destaque

+ Acessados

Último Vídeo