Quais pincéis comprar?

22.10.2011
Várias meninas me pedem dicas sobre pincéis, quais comprar, de qual marca, kit ou individual, etc, etc, etc. Aqui no blog tem um marcador na barra lateral ‘pincéis‘ e lá vocês encontram todos os posts sobre o assunto, todos os pincéis que tenho e etc.
Mas no vídeo “Dicas para iniciar sua coleção de maquiagem” eu prometi que faria um post ou um vídeo sobre o assunto e cá estou!
Fiz em fotos porque achei que seria melhor pra vocês verem os modelos com calma.
Antes de mais nada, quero deixar aqui um recado (ou apelo) para quem faz maquiagem sem nenhum pincel e acredita que pincéis são frescuras e no fim da tudo no mesmo, com ou sem eles. Eu já ouvi muito disso… “eu não uso pincel e fica tudo ótimo”.
Ah, tá bom! Faz assim, experimenta comprar algum pincel, aprender a usa-lo, use-o por alguns dias e depois a gente conversa ok? Pincéis fazem SIM toda a diferença na maquiagem final. TODA! O problema é que muita gente compra e não sabe usar, aí acha que não faz diferença.
Sei como é isso… quando eu comecei a me maquiar, eu também não tinha pincéis e fui comprando aos poucos, de acordo com o que eu acreditava que era importante. Ah, se eu tivesse alguém pra ter me explicado a importância dessas belezinhas antes… na época nem existia blogs sobre o assunto. Por isso amiga, pega essa dica, garanto que você irá se surpreender com o resultado e mudar totalmente de opinião sobre a necessidade de ter ou não pincéis de makes.
A grande dúvida é sobre qual marca comprar. Eu gosto muito dos pincéis da Sigma, a qualidade é bem próxima dos da MAC, mas com um preço bem mais amigo.
Além da eficiência dos pincéis da marca, tem também a qualidade. Sempre digo “cuide bem dos seus pincéis e os terá para todo o sempre”. Fato! Se você não sabe como limpar, confira AQUI a dica para higienização e AQUI a dica para lavagem dos pincéis.
Pincéis não custam barato, mas é um investimento. Comprando um pincel de qualidade e cuidando direitinho, você só terá este gasto uma vez e depois, no máximo, irá complementar sua coleção com um ou outro que queira.
É importante avaliar o custo x benefício na hora da compra. Cuidado com o ‘baratinho’ pois no fim, o barato pode sair caro, afinal, não adianta nada comprar um pincel de má qualidade, que não vai atender a suas necessidades e não irá durar por muito tempo.
Quem não quiser comprar da Sigma, sem problemas, é só avaliar os modelos que indico aqui no post e procurar nas marcas que preferirem.

Os pincéis E55, E60 e E70 são perfeito para aplicação de sombra, para fazer o ‘v’ do canto externo, esfumar e marcar o côncavo.  O E30 é um pincel de côncavo, mas serve também para fazer detalhes. O E25 (famoso nos meus tutoriais) é um ótimo pincel para esfumar, com seu tamanho ideal nem muito grande, nem muito pequeno, e se parece bastante com o 224 da MAC. O E65 é perfeito para detalhes e também para delinear, assim como o E10. Como os dois dão resultados diferentes, acho bacana tê-los.
Não há pincel mais prático para corretivo do que o E65 e o F50 dá um acabamento ótimo para a aplicação da base e dá até pra aplicar blush líquido/creme com ele também.
Para aplicar pó, o F30 é o meu preferido, grande e macio. O F10 é perfeito para aplicar blush e o F40 serve para aplicar blush, iluminador e fazer o contorno do rosto.
Com esses pincéis você terá um kit profissional e consequentemente, uma maquiagem com um ótimo resultado.

Quem assiste meus tutoriais, sabe que eu uso o E20 em praticamente todos. Eu amoooo esse pincel. Ele é idêntico ao 214 da MAC. Serve para delinear, para detalhes, para o ‘v’ do canto externo, corrigir a sobrancelha, iluminar o canto da lágrima. Com sua aplicação precisa, o E20 se torna multiuso.
E45 serve para esfumar o olho e também detalhes como o contorno do nariz, por exemplo, para fazer o côncavo. Com o E50 dá para aplicar sombra, esfumar, fazer o contorno do nariz, iluminar em baixo da sobrancelha. O F35 é um coringa ‘esfumador’ hahaha… Com ele você consegue aplicar e esfumar bem o blush, contorno, bronzer ou qualquer outra aplicação no rosto. Ele pega pouco produto e esfuma super.
O F82 é uma benção! Eu uso o F65 para aplicar o corretivo e o F82 para esfumar. É assim, em um minuto, já está tudo esfumado e mal dá pra se notar o corretivo ali. Resultado super natural. O F80 é no mesmo esquema, depois de aplicar a base com o F50, eu uso para esfumar a base e a pele fica com um aspecto BEM mais natural. Não conheço nenhum pincel que substitua esses dois. NENHUM!
Sei que muita gente vai perguntar: “mas Carol e o famoso pincel de base, cadê?” Então, ele tá aqui ó…
…mas sinceramente, não recomendo o uso para esta finalidade! Já usei muito este pincel para base também, mas a gente vai aprendendo, descobrindo novos pincéis e depois que a gente descobre algo melhor, difícil querer mudar né?
Esse pincel não tem uma aplicação homogênea da base, pois de acordo com a pressão das cerdas, deixa o rosto meio ‘listrado’, se é que vocês me entendem. Tá certo, é algo sutil, mas que de perto qualquer pessoa nota que vocês está com base. Sendo assim, se você tem um pincel neste modelo, use-o para aplicar corretivo, assim você será mais feliz… hahaha
Sobre os preços… Comprando individualmente, os pincéis ficam mais caros mesmo. Se você não tem nenhum pincel, recomendo que adquira algum kit, pois sair bemmmmm mais em conta e depois você vai adquirindo mais pincéis, a parte.
Se você já tem bons pincéis, o ideal é ir adquirindo aos poucos, o que falta para sua coleção.
Se você está começando e não quer gastar muito, o Face Kit é uma boa opção. Custa $45.00
No Eyes Kit tem praticamente todos os pincéis que eu indiquei para olhos, no kit básico. Vale MUITO a pena. Custa $45.00.
A Sigma, super legal, tem o Complete Kit que é composto pela soma dos dois kits a cima e sai por uma precinho promocional, pra lá de bom! Custa $79.00.
E claro que eu não poderia esquecer dos meus amados Make Me Up! o/ É um kit que vem com os mesmos 12 pincéis do Complete Kit, mas colorido e dentro de um brush cup que serve para guarda e transportar seus pincéis. Disponível em quatro cores, o Make me Crazy (roxo), Make Me Blush (coral), Make Me Cool (turquesa) e Make Me Classy (preto). Cada um custa $99.00
Quem optar por comprar os pincéis individualmente, vem todos na cor preta e há a opção de comprar o brush cup por $20.00.
Sem dúvidas alguém irá perguntar “Mas e os kits da china?”. Então, eu já testei e divulguei aqui no blog os kits de 16 roxos, 22 azuis, 22 vermelhos, 34 pretos e o de 22 rosas que eu ainda nem postei.
A qualidade destes pincéis não dá para ser comparada com pincéis da Sigma. Não dá! Os kits da China são bonzinhos sim, mas tem qualidade bem inferior. Fora isso, os kits vêm ou com todos os pincéis de cerdas naturais ou com todos em cerdas sintéticas. Só os kits vermelho e o preto que vem com cerdas naturais e com alguns de detalhes, sintéticos.
Isso é um grande problema, pois se você não tem nenhum pincel e compra só o kit da China, você poderá passar por duas situações:
  • se todos os pincéis forem de cerdas naturais, você não terá opções para aplicar delineador, sombra em creme, blush e iluminador em creme, muito menos corretivo e base.
  • se todos os pincéis forem sintéticos, a aplicação de produtos em pó não fica muito boa

Eu uso bastante os pincéis de aplicar sombra dos kits vermelho, preto e roxo, e adoro. Cerdas naturais, super macios, ótimos.
Diante disso, a minha opinião é a seguinte: se você não tem nenhum pincel e está afim de gastar pouco, é bacana comprar um desses kits, pois já será uma mão na roda, com certeza! Depois você precisará comprar alguns pincéis adicionais.
Mas se você estiver afim de investir em produtos de muito mais qualidade, vale a pena ter um pouco de paciência e ir juntando pra comprar os da Sigma, ou comprar aos poucos.
Quem está precisando de um bom pincel para esfumar e quer gastar pouco, a dica é este AQUI da Avon. Eu adoro os pincéis da Contém 1g e vale a pena você ler este post AQUI. Sobre o que eu acho dos pincéis da Natura Una, confira AQUI.
O post ficou longo, mas acho que consegui esclarecer bem as dúvidas de vocês. Qualquer outra dúvida, deixem nos comentários ok?

10 comentários

  1. Tinha que ser Sigma né??
    ai eu sou apaixonada por essa marca!

    bjaum

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/

  2. LU TORIDO disse:

    Oi Carol, ficou faltando pouco p mim então. Vou pedir mais uns 4 esta semana e a caixinha. Mas acho q pra corretivo vou pedir o P-82, acho q é isso, aquele sigmax pequeno. Que acha? Aqui tem tutorial ensinando a aplicar a base e esfuma-la? Quero aprender, nem usei meus pinceis ainda, acho q não sei heheh…

  3. Carol Costa disse:

    Lu, tem um vídeo antigo sobre preparar a pele, mas eu ainda não tinha os pincéis novos da Sigma. Depois que eu receber esses que lançaram agora (que já estão no BR) aí eu faço um vídeo novo, usando eles! ;o)

    sobre comprar o P82, ele é bacana, mas como ele é pequeno, demora pra esfumar se vc usar corretivo em várias partes.

    Eu, como uso em quase o rosto todo, prefiro um maior! ;o)

    bj

  4. Adriana disse:

    Não, Carol! O post não ficou longo, ficou muito esclarecedor, pelo menos pra mim. Me convenceu a comprar pincéis melhores, tenho poucos e alguns de qualidade duvidosa, nem consigo usar. Com certeza, breve compro um kit da Sigma. Obrigada e beijo

    Adriana Prado

  5. Aline Menezes disse:

    Amei esse post…anotei tudo e aos poucos quero montar meu kit…foi bem didádico e super esclarecedor…*-*

    BjuS

  6. Nahimã disse:

    Amei o post! Mas estou com dúvida: qual o melhor pincel para aplicar base líquida ou cremosa? Tenho um que deixa umas ''linhas'', detesto!

  7. Carol Costa disse:

    Vc tem 2 opções, o duo fiber ou o F80.

    São resultados diferentes! O F80 deixa mais natural!

  8. bee adorei o post!
    tava mesmo precisando de um post assim o/
    mas agora que eu vi que a sigma vai lançar o kit the bunny collection eu vou ser obrigaaaada a esperar HAHAAH meu amor por toelhos é maior do que por makes ;x HIHIH
    beijos =*

  9. Anônimo disse:

    Ou Carol!!! Adoooooorei o post e quero muito começar a minha humilde coleção…e estava pensando em perguntar pra vc quais pinceis comprar…rs…uma dúvida, os pinceis da Sigma eu só consigo comprar pelo site da marca? Estou indo para os USA e queria saber se tem como comprar por lá….Obrigada pela maravilhosa dica!!! Vou me dedicar a comprar os pinceis que indicou..Bjos

  10. Carol Costa disse:

    Olá, os pincéis da Sigma só são vendidos on line, eles não tem loja física!

    bjo

Deixe uma resposta

Em Destaque

+ Acessados

Último Vídeo